Você Está
Início > Notícias > Dois primeiros meses do ano são marcados por incêndios em vegetação em Rosário do Sul

Dois primeiros meses do ano são marcados por incêndios em vegetação em Rosário do Sul

Três grandes incêndios foram registrados em Rosário do Sul durante esta semana, sendo que dois deles ainda estavam sendo combatidos nesta quinta-feira, 17. Os casos mobilizaram o Corpo de Bombeiros, militares do Exército e brigadistas de uma empresa de silvicultura.


Os dois focos próximos da cidade ficam na região do Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), iniciado na terça-feira, 15, e no Campo Seco, iniciado na quarta, dia 16, que se alastrou para uma floresta de eucaliptos e uma plantação de soja. No primeiro, na região da Corte, Corpo de Bombeiros e Exército atuaram juntos, realizando um aceiro – ato de virar a terra com uso de trator e arado para abrir uma espécie de estrada para que o fogo não passe.
Posteriormente, foi realizado o controle das chamas com uso de kit florestal e abafadores, mas dois focos permaneceram até esta quinta-feira. Foi o terceiro incêndio na região do CIBSB desde o início desse ano. A causa mais provável é de que o clima seco tenha gerado as chamas.


Já no Campo Seco, brigadistas de uma empresa de silvicultura usaram helicópteros para combater um incêndio na região do Farrapo, divisa de Rosário do Sul com Santana do Livramento. O fogo ameaçava uma floresta de eucaliptos. Após o combate das chamas, a mesma equipe foi atender outro caso em uma fazenda no mesmo distrito, próximo à zona urbana do município, onde também uma floresta de eucaliptos podia ser atingida. O sinistro seguiu sendo combatido até o início da noite desta quinta.

Leia mais notícias da editoria de Polícia

Vários outros casos foram registrados desde o início do ano

Desde o início do ano, muitos casos de incêndios em vegetações têm sido registrados em Rosário do Sul e região. Além dos sinistros combatidos essa semana, outra ocorrência durou aproximadamente quatro dias no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB) em fins de janeiro. As chamas foram controladas com ajuda de voluntários na região de São Simão, 3º distrito de Cacequi. A área pertence ao CIBSB e o fogo ficou fora de controle no final de semana dos dias 29 e 30, mas foi contido na segunda-feira, 31. No início domesmo mês, militares levaram aproximadamente três dias para combater outro incêndio em um local pertencente ao CIBSB dentro de Rosário.


Ainda em janeiro, dois outros incêndios de grandes proporções queimaram parte de florestas de eucaliptos de uma empresa de silvicultura no município, entre os dias 14 e 16. Na oportunidade, foram atingidas propriedades no Campo Seco e no 2º Distrito de Rosário. Na primeira ocasião, ocorrida no 5º distrito, o fogo chegou a tomar os dois lados da estrada de acesso à propriedade, dificultando a passagem da viatura do Corpo de Bombeiros. Foi preciso apoio de brigadistas da empresa, com mais de 30 homens e quatro caminhões pipas equipados com canhões de água e um helicóptero para o combate das chamas.
O segundo caso se deu em um bosque de eucalipto pertencente à mesma empresa, que fica no trevo de acesso à BR-158, faixa nova de Santa Maria. Nessa oportunidade, além dos bombeiros e dos brigadistas, as equipes contaram com auxílio da Polícia Rodoviária Federal para o combate às chamas. Foram queimados aproximadamente 30 hectares de floresta e vegetação nativa.

Foto em destaque: Fábio Rossignollo/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top