Você Está
Início > Notícias > Destaque > Empresa está apta a participar de leilão para instalação de parque eólico em Rosário do Sul

Empresa está apta a participar de leilão para instalação de parque eólico em Rosário do Sul

Foi publicado na última quinta-feira (31), no Diário Oficial da União, o Ato de Assentimento Prévio nº 117, que permite o uso de terras para a implantação de um parque eólico entre Rosário do Sul e Santana do Livramento. O investimento que a empresa Ibereólica Renováveis do Brasil Ltda deve fazer na região será de R$ 1,2 bilhão na primeira fase, com geração de energia de 202 MW. O leilão que definirá se o grupo poderá implantar o projeto deve acontecer em dezembro desse ano.

O documento publicado torna apta a empresa, que pertence ao grupo espanhol Ibereólica Renovables, a instalar seu parque eólico em Rosário do Sul e em um trecho de Santana do Livramento. No último dia 22, uma comitiva de Rosário do Sul foi à Brasília para tratar do assunto. Foi pedido aos parlamentares que intervissem junto ao Conselho de Defesa Nacional (CDN) para que a empresa possa participar de leilão que ocorrerá em dezembro desse ano. O empreendimento tinha prazo até o início deste mês de setembro para se habilitar a funcionar na região da Fronteira Oeste.

A articulação começou junto ao Governo do Estado e chegou ao ministro de Segurança Institucional, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, que assinou o documento que autoriza a liberação da área de fronteira que deverá ser usada pela Ibereólica para instalar o empreendimento.

Em entrevista à assessoria de imprensa da Prefeitura de Rosário, o secretário municipal de Obras, Adriano Dornelles, um dos principais articulares para a instalação desse projeto, disse que o momento é de comemoração. “Viemos lutando já há algum tempo, nessa busca para que as coisas acontecessem”, contou. Ele esteve em Porto Alegre na terça-feira passada (29) e conversou pessoalmente com o ministro Etchegoyen, que garantiu que o documento seria publicação, e assim foi feito.

Agora serão feitas as tratativas dos termos de ajuste, tanto com o governo do estado, como do município. “Isso é extremamente importante, foi uma vitória. E como eles mesmos disseram: nem Rosário está se dando conta da transformação que vai sofrer com a instalação da nossa empresa”, salientou. A expectativa é que o parque eólico gere cerca de 600 empregos, além das consequências positivas de movimentação da economia local e melhorias da infraestrutura para atender a demanda da empresa. “É o progresso, é o desenvolvimento, é o compromisso que a nossa administração tem com a comunidade de Rosário”, concluiu o secretário Dornelles.

Foto: Freepik
Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top