Você Está
Início > Notícias > Cidade > Enchente desaloja três famílias em Rosário do Sul

Enchente desaloja três famílias em Rosário do Sul

A enchente oriunda das fortes chuvas que ocorreram na última semana em Rosário do Sul e nas nascentes dos rios Santa Maria e Ibicuí da Armada, em Dom Pedrito e em Santana do Livramento, causou os primeiros desalojados na cidade.

Conforme a Defesa Civil do município, três famílias ribeirinhas precisaram sair de suas casas para fugir das águas que começava a invadir os imóveis. Estas foram realocadas em casas de familiares devido à enchente nos bairros Progresso e Areias Brancas.

O nível dos rios estava acima dos 6 metros na manhã de segunda-feira (18), quando também estabelecimentos comerciais da Avenida Beira-Rio já estavam alagados com a cheia. Porém, na tarde desta terça-feira (19) os níveis dos rios começaram a baixar.

Na tarde do dia 19, o nível do Rio Santa Maria estava com 6,73m, 5,53m acima do nível normal. Já conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), que possui estação hidrológica na ponte do Rio Ibicuí da Armada, este rio estava com 6,14m, sendo 4,93m acima da normalidade.

Uma equipe do Exército, através do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC), esteve na tarde de domingo (17) na Vila Carmelo, do outro lado do rio Santa Maria. A água estava próxima às residências, mas não existia até o momento a necessidade de retirada dos moradores.

Conforme Iran Najar, chefe da Defesa Civil de Rosário, se houver a necessidade da evacuação da Vila Carmelo, os moradores serão abrigados no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oliveiro Thaddeo, no bairro Ana Luiza, que já estava preparado para receber os possíveis desalojados.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top