Você Está
Início > Notícias > Cidade > Escola Estadual Padre Ângelo Bartelle completa 60 anos

Escola Estadual Padre Ângelo Bartelle completa 60 anos

A Escola Estadual de Ensino Médio Padre Ângelo Bartelle comemorou seus 60 anos de criação na quarta-feira (11).

São seis décadas dedicadas à educação e formação de centenas de rosarienses. Atualmente, o educandário é dirigido por Cristiane Soares e oferece ensino fundamental e ensino médio na modalidade EJA. Com 46 professores, 12 funcionários e 630 alunos matriculados em três turnos, o Bartelle tem como slogan “Educando com o coração”, visando permanecer nos corações daqueles que por ali passaram. Em homenagem à data diretora Cristine deixou o trecho de um poema de Paulo Freire, que diz: “A escola não transforma a realidade, mas pode ajudar a formar os sujeitos capazes de fazer a transformação da sociedade, do mundo, de si mesmo…”.

História

A escola Bartelle originou-se da fusão das Escolas Municipais Patronato, fundada em 1947, e São Miguel, adotando o nome Escola Municipal 42. Em 1958, foi construído o primeiro prédio do educandário, onde hoje se localiza a escola de 1º Grau Independência, no bairro Progresso.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Em 1961, foi criado pelo governador em exercício Hélio Carlomagno, o Grupo Escolar Zona Leste, e em 1966, por decisão da comunidade rosariense, a escola passou a se chamar Grupo Escolar Padre Ângelo Bartelle, homenageando ao emérito educador e padre que dedicou sua juventude à educação e formação de muitas gerações. Funcionou no bairro Progresso até 1971, quando se transferiu para suas atuais instalações, na Rua Canabarro.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top