Você Está
Início > Notícias > Destaque > Ferroviário é campeão invicto no futebol de areia em Torres

Ferroviário é campeão invicto no futebol de areia em Torres

A final do Circuito Verão SESC de Esportes, ocorrida entre sábado (11) e domingo (12), em Torres, litoral do Estado, teve duas importantes conquistas em nome de Rosário do Sul: o título invicto do Ferroviário no futebol de areia masculino e o vice-campeonato do Rosul HFSM Beach no handebol de areia feminino. Rosário ainda foi representado no futebol de areia feminino, com o quarto lugar do J.A. Esportes. Nas demais modalidades, os outros times e duplas ficaram nas fases anteriores às semifinais.

Foi a segunda vez que Rosário conquistou um título estadual em Torres. A primeira ocorreu em 2012, quando o Riachuelo foi o campeão no futebol de areia. Com cinco atletas daquele elenco, o Ferroviário foi o representante local neste ano, disputando o título contra outras 46 equipes. O time conquistou de forma invicta o título, ao bater o Juventus, de Barra do Ribeiro, por 2 a 1. Os gols rosarienses foram marcados por Amaral e Paulo Ricardo, o “Tioneto”.

Durante os jogos, e também no pódio, houve a homenagem especial a José Airton Pacheco Flores, 32 anos, conhecido como “Pitanga”, campeão em 2012 e irmão do atleta Anderson Pacheco, que foi assassinado em janeiro de 2016. “Se ele estivesse vivo estaria conosco nesse time”, lembra o dirigente do Ferroviário, Alex Pacheco, primo do atleta homenageado. Dionatan Garcia “Nenê” e seu irmão Pablo Garcia também foram lembrados, pois auxiliaram na conquista da vaga para a final, mas não puderam comparecer.

Time do Ferroviário com os demais campeões do futebol de areia. Foto: Marcos Nagelstein/Divulgação

Artilheiro do torneio com seis gols e um dos destaques da competição, Anderson Pacheco classificou o título como uma grande conquista, pois a equipe não seria muito reconhecida. “Foi uma oportunidade de colocarmos o nome de Rosário no topo do Rio Grande do Sul e poder homenagear meu irmão, que nos deixou ano passado. Esse ano jogamos para ele: o eterno ‘Pitanga’”, disse.

Outro integrante, Gugo Pereira falou da sensação única de ser campeão diante de todo o Estado. “Estávamos muito unidos e queríamos muito esse título. E com muita humildade foi chegando aos poucos, Deus nos abençoou”, disse. Pacheco completou: “Foi muito emocionante, porque tínhamos uma equipe mesclada de jogadores que se uniram e se dedicaram. Jogaram com pegada e muita qualidade”.

O time campeão foi formado por: Lucas “Pipa”, Rogério, Gugo Pereira, Anderson Careca, Anderson Pacheco “Nego”, Matheus, Amaral, Mauricio Jaques, Paulo Ricardo “Tioneto” e Mikael.

A Prefeitura Municipal disponibilizou o valor de R$ 50 por atleta, que foi utilizado como hospedagem. Ao todo, 61 competidores de Rosário do Sul foram até Torres em dois ônibus, com transporte custeado pelo Serviço Social do Comércio (SESC).

FUTEBOL DE AREIA – No futebol de areia feminino, a equipe do J. A. Esportes foi a representante rosariense. A equipe, treinada por Paulo César “Teda”, somava qualidade com vitórias expressivas e era considerada uma das favoritas entre as 33 equipes que disputavam. O grupo obteve seis vitórias, mas acabou ficando com o quarto lugar. Teda explicou à reportagem que o pequeno intervalo entre um jogo e outro atrapalhou, já que eram apenas 10 minutos, causando desgaste. Mesmo assim, Rosário teve ainda como destaque do torneio a atleta Kettelen Bottura.

Conquista no handebol de areia

Rosário do Sul também foi bem representado no handebol de areia, onde obteve o vice-campeonato. O município tinha três times na competição, um masculino e dois femininos.

Rosul/HFSM Beach conquistou o vice-campeonato no handebol de areia feminino. Foto: Divulgação

No masculino, a ARE/Sacolão/Areias Brancas, treinada por Eviliano “Madruga” e Leandro “Dedão”, acabou desclassificada nos critérios de desempate, ainda na fase de grupos. Já outro time treinado pela mesma dupla, desta vez no feminino, a ARE/Sacolão, perdeu nas quartas-de-final para o outro time representante de Rosário, o Rosul/HFSM/Beach, formado por atletas santa-marienses.

“A competição foi boa. Ela é diferenciada porque é disputada pelas melhores equipes do Estado, e isso faz com que o nível seja muito forte”, analisou o professor Magruga, lembrando que o campeão masculino, o Paranaguá, vai disputar o brasileiro de clubes de hand beach. Ele também lamentou uma falha da comissão organizadora do evento, que teria desrespeitado o regulamento do campeonato e concedido o placar de 2 x 0 para um time, por vitória de W.O. A decisão teria culminado na desclassificação da equipe de Rosário.

O Rosul/HFSM/Beach, vice-campeão, agradeceu a parceria com Rosário do Sul e aos apoiadores. “Que final de semana, meus amigos”, publicou a atleta Andressa Vieira nas redes sociais.

Demais participações

Rosário do Sul teve ainda três duplas no futevôlei, todas acabando fora do certame nas quartas-de-final. As duplas de vôlei masculino e feminino também não chegaram às finais.

No futevôlei, a dupla formada na classificatória municipal por Luis Maidana “Kiko” e Leonardo Santos teve alteração, já que o primeiro não pode participar. No lugar dele entrou Mateus Josende, o “Canhão”. Outras duas duplas com integrantes rosarienses chegaram ao mesmo patamar: Pit Lemes e o porto-alegrense Hector, e Pitter Medeiros que fez dupla com “Catraca”.

SAIBA MAIS – A Prefeitura Municipal disponibilizou o valor de R$ 50 por atleta, que foi utilizado como hospedagem. Ao todo, 61 competidores de Rosário do Sul foram até Torres em dois ônibus, com transporte custeado pelo Serviço Social do Comércio (SESC). O Circuito Verão SESC de Esportes 2017 teve a presença de dois mil atletas e mais de 20 mil pessoas no show gratuito dos Titãs. O evento movimentou a Praia Grande, em Torres, com a participação de 90 cidades gaúchas. Ao todo, foram 470 jogos nesta edição dos jogos.

Resultados da final estadual do Circuito Verão Sesc de Esportes 2017

Beach Câmbio misto

1º lugar – Guarita Câmbio – Torres

2º lugar – Praianos – Torres

3º lugar – Câmbio Sesc – Montenegro

Basquete de Areia masculino

1º lugar – Flyboys/ Gazin Masculino – Candelária

2º lugar – Elabrowns – Osório

3º lugar – Baguais do Ponche Verde – Dom Pedrito

Basquete de Areia feminino

1º lugar – Sogipa – Porto Alegre

2º lugar – Ticis – Porto Alegre

3º lugar – Princesa do Sul – Pelotas

Beach Soccer masculino

1º lugar – Ferroviário – Rosário do Sul

2º lugar – Juventus – Barra do Ribeiro

3º lugar – Praiano Pinhal – Balneário Pinhal

Beach Soccer feminino

1º lugar – Sparta – Rio Grande

2º lugar – E.C. Black Show – Guaíba

3º lugar – Fênix – Montenegro

Handebol de Areia masculino

1º lugar – AHPA/ Sespor/ Paranaguá – Farroupilha

2º lugar – ASH/ Praxis AS – Santa Maria

3º lugar – Clube Cultura Canoense/ FDB Handball – Campo Bom

Handebol de Areia feminino

1º lugar – Bud’s – Porto Alegre

2º lugar – Rosul HFSM Beach – Rosário do Sul

3º lugar – Canoas Handebol Clube – Campo Bom

Voleibol de Duplas masculino

1º lugar – Carioca e Diogo – Farroupilha

2º lugar – Rodrigo e Maique – Caxias do Sul

3º lugar – Rafael e Eleno – Alegrete

Voleibol de Duplas feminino

1º lugar – Solange e Indianara – Santa Clara do Sul

2º lugar – Gabi e Luiza – Montenegro

3º lugar – Bruna e Tita – Bento Gonçalves

Futevôlei masculino

1º lugar – Luan e Octávio – Atlântida Sul

2º lugar – Papão e Ceará – Caxias do Sul

3º lugar – Elias e Matheus – Flores da Cunha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top