Você Está
Início > Notícias > Destaque > Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais prende dois suspeitos na Operação Alvorada

Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais prende dois suspeitos na Operação Alvorada

A Operação Alvorada, deflagrada na última quarta-feira (06) pela Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato, prendeu dois homens suspeitos de pertencerem a organizações criminosas relacionadas a crimes no campo. Um deles foi encontrado em Rosário do Sul e o outro, considerado um dos líderes do grupo, estava em Caçapava do Sul.

A ação envolveu policiais civis do Rio Grande do Sul e de São Paulo, onde casos de furtos e estelionato foram registrados, em articulações que abrangiam os municípios de Rosário do Sul, Vera Cruz, Santiago, Caçapava do Sul e a capital paulista, com negociações feitas até com a Bolívia e o Paraguai. Seis mandados de prisões preventivas foram decretados pelas Comarcas de Rosário e de Caçapava do Sul.

Um homem de 23 anos foi preso em Rosário por volta das 8h30 da manhã, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, bairro Oliverio Ramos de Vasconcellos. Natural de Dom Pedrito, ele é acusado de cometer estelionato rural, dando golpes em produtores após adquirir animais. Segundo a equipe da Força Tarefa, ele deu um prejuízo de pelo menos 200 bovinos em Rosário do Sul. O homem foi recolhido ao presídio estadual do município. O outro suspeito não foi encontrado e é considerado foragido.

O segundo homem preso foi encontrado em Caçapava do Sul. Ele é considerado um dos líderes da organização criminosa investigada. O outro suspeito que seria preso na mesma cidade, fugiu e segue sendo procurado. Os outros dois homens que deveriam ser presos, em Vera Cruz e em São Paulo/RS, também são considerados foragidos.

Saiba mais

A investigação, que ainda prossegue na busca pelos foragidos, durou nove meses. O grupo realizava compra de animais mediante fraude, negando deliberadamente o pagamento e dando destino ilícito aos animais. Apenas nos municípios de Rosário do Sul e Santiago, o grupo foi responsável pela subtração de 495 animais bovinos.

A ação também visa uma organização criminosa especializada em receptação e comércio de máquinas agrícolas. O grupo tinha ligação com criminosos do Estado de São Paulo que cometiam roubos em propriedades rurais para subtração de maquinário agrícola, que depois eram comercializados no Rio Grande do Sul.

Segundo os investigadores da Força Tarefa, essa é uma das maiores operações da equipe, pois a organização criminosa desarticulada possui ramificações em diversos estados da federação, além de relações internacionais com na Bolívia e no Paraguai, para onde eram enviadas as máquinas agrícolas.

Participaram, ainda, da Operação, policiais da Delegacia de Rosário do Sul e de Santana do Livramento, da Delegacia Regional de Santa Cruz do Sul, da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Bagé e da Polícia Civil de São Paulo.

Foto: Força Tarefa de Crimes Rurais/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top