Você Está
Início > Notícias > Destaque > Grupo cria comitê contra reformas da Previdência e Trabalhista em Rosário do Sul

Grupo cria comitê contra reformas da Previdência e Trabalhista em Rosário do Sul

A noite de segunda-feira (27) foi marcada pela criação do comitê “contra as reformas da previdência e trabalhista”. O grupo pretende fomentar a discussão acerca dos projetos em tramitação no Congresso Nacional. Na quarta-feira (29) os integrantes instalarão uma banca na Praça Borges de Medeiros. A partir das 09 horas, eles estarão à disposição da comunidade para informar e conversar sobre o tema.

A PEC 287, da Previdência, fixa idade mínima de 65 para requerer aposentadoria e eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Na prática, para receber 100% do valor, será preciso contribuir por 49 anos, mesmo que tenha atingido os 65 anos. O benefício será calculado com base em 51% de 80% das melhores contribuições mais um ponto percentual a cada ano pago.

Na PEC Trabalhista, além da carga horária, outras mudanças em vista são a forma de remuneração, o parcelamento das férias e o trabalho em home office. Esses aspectos poderão ser negociados diretamente entre sindicatos e empresas, de acordo com o projeto de lei 6.787/2016, que contém os principais pontos da reforma. Além disso, a proposta facilita a criação vagas temporárias e em tempo parcial, que podem tomar o lugar dos empregos tradicionais.

Para os integrantes do comitê, “é momento de unir forças para Rosário se somar às lutas no estado e no país”. Quase 15 entidades integram o grupo. São elas: Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SindiSaúde, Sindiágua, Cpers Sindicato, Sindicato dos Municipários, Federação Gaúcha das Associações de Moradores (FEGAM),  Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), União de Vilas e Bairros (UVB), União Municipal dos Estudantes de Rosário do Sul (UMER), PT, PCdoB e Organização das Mulheres Rosarienses. Outras organizações ainda podem se unir ao comitê.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top