Você Está
Início > Notícias > Cidade > Homenagens e parada militar nos 76 anos do 4º RCC

Homenagens e parada militar nos 76 anos do 4º RCC

Uma solenidade militar com homenagens marcou o aniversário dos 76 anos de criação do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC) – Regimento Passo do Rosário. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), no pátio de formaturas da organização militar. Autoridades civis e militares prestigiaram a ocasião. Na oportunidade, foram entregues diplomas de “Amigos do Regimento” a pessoas da comunidade de Rosário do Sul pelos relevantes serviços prestados ao 4º RCC.

Comandante do 4º RCC, Ten. Cel. Magnus. Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

A solenidade foi presidida pelo general de Divisão Marcos Antônio Amaro dos Santos, comandante da 3ª Divisão de Exército e contou com a presença do general de Brigada Giovany Carrião de Freitas, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada – ambas com sede em Santa Maria, da qual a guarnição de Rosário é integrante. Os generais foram recepcionados pelo comandante do 4º RCC, tenente coronel Magnus Sampaio. A solenidade contou ainda com a presença da prefeita Zilase Rossignollo Cunha e do presidente do Legislativo, vereador Gilson Alves.

O general Carrião destacou que o 4º RCC foi a primeira organização militar do exército brasileiro de origem à cavalo que passou a ser motorizada. O Regimento foi criado pela união três esquadrões: de Bagé, de Itaqui e de Santa Maria, em 1939. O comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada também lembrou outros fatos históricos, como o primeiro carro de combate da unidade, o M41, e também ressaltou o nome Passo do Rosário, que resgata e honra “os que derramaram o próprio sangue em defesa da pátria nesse local na fronteira do País”.

O general Amaro, por sua vez, parabenizou os integrantes do 4º RCC, a comunidade e destacou a importância da organização militar para o Exército. “A história desse regimento é muito rica e demonstra uma busca permanente pelo aperfeiçoamento. Tenho certeza que a ação de comando exercita pelo Coronel Magnus redundará em um Regimento cada vez mais apto a cumprir todas as suas missões”, afirmou o comandante da 3ª Divisão de Exército.

Após, o desfile da tropa marcou o encerramento da solenidade. Inativos do Exército e o Pelotão de Blindadinhos também desfilaram.

Diploma Amigo do Regimento

Na oportunidade, o comandante da unidade, Ten. Cel. Magnus realizou a entrega do Diploma de Amigo do Regimento aos agraciados. Foram homenageados: Karin Vasconcellos, chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica; Ricardo Pietro, diretor da Imobiliária Pietro; Edna Vaqueiro, patroa do CTG Passo do Rosário; Elis Regina Rodrigues, diretora da escola Tia Elis; Marcele Spencer  Trindade e Natália Poletti, da Universidade Norte do Paraná (Unopar); Anderson Ricardo Moreira Leite, do Curso Preparatório Sargento Anderson; e o empresário Toni Gonçalves, da Citrusul.

Em suas palavras, o comandante Magnus ressaltou a importância das pessoas, instituições de ensino, grupos culturais e empresários que apoiam e contribuem com o 4º RCC. “O trabalho daqueles que construíram a trajetória do 4º RCC nos dita uma enorme responsabilidade, não só no presente, mas em tempos vindouros. Entretanto reconhecemos que nosso trabalho não teria sentido nem valor sem o apoio da nossa comunidade”, pontuou o Ten. Cel. Magnus.

Histórico do 4º RCC

O 4º Regimento de Carros de Combate é originário do 2º Regimento de Cavalaria Transportado. Sua chegada a Rosário deu-se em 1939. Em 1943 muda a denominação para 2º Regimento de Cavalaria Motorizado, perpetuando até 1971. Em dezembro daquele ano foi transformado em 4º Regimento de Carros de Combate, subordinado à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, com sede em Santa Maria-RS.

No ano de 1973, como parte do acordo bilateral Brasil/EUA, recebe os carros de combate M41 A3C. Aliado ao progresso e a modernização, recebe em 1997 as viaturas blindadas de combate M60 A3 TTS, conferindo um salto operacional e um avanço tecnológico, que a distinguiram no âmbito das Organizações Militares Blindadas do Exército Brasileiro.

O 4º RCC recebeu em 1997, a denominação histórica de “Regimento Passo do Rosário”, tendo em vista o grande valor histórico dessa batalha para o Exército Brasileiro e sua proximidade com o Regimento. A referida batalha ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1827, sendo reconhecida como a maior batalha campal em solo brasileiro, envolvendo cerca de 15.000 homens, entre brasileiros, argentinos e uruguaios.

Em 2004, face do processo de reestruturação e articulação da Força-terrestre, o 4º RCC passa a receber os Leopard 1A1, conferindo novas atribuições e missões a essa tradicional Organização Militar Blindada. Atualmente, o Regimento vive a plenitude da implantação da VBC CC Leopard 1A5 BR no Exército Brasileiro, produto de defesa que permitiu o aperfeiçoamento dos processos logísticos, de instrução militar, bem como disponibilizou uma gama de dispositivos de simulação que apoiam e engrandecem a preparação dos recursos humanos alocados na OM.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top