Você Está
Início > Notícias > Cidade > Inaugurada a primeira agroindústria familiar de Rosário do Sul

Inaugurada a primeira agroindústria familiar de Rosário do Sul

Foi realizado na manhã de sexta, 15, no salão de atos do Sindicato Rural de Rosário do Sul, a inauguração da primeira agroindústria familiar de Rosário do Sul – o Laticínio Sabores do Pampa Gaúcho, dos agricultores familiares Elies de Col e Aguirionaldo Medeiros. A agroindústria produz queijos, iorgutes, bebidas lácteas e doce de leite e está localizada atrás do Parque de Exposições, na Chácara Ponte Branca, no prolongamento da rua Amaro Souto.

A solenidade foi transferida da sede da empresa para o Sindicato Rural devido as fortes chuvas. No ato esteve presente o vice-prefeito Eduardo Ribeiro, secretários municipais, o presidente do Sindicato Rural Gilberto Moreira, vereadores Alisson Sampaio e Guma Junior, a diretora da Fundação Bradesco, Eunice Schossler, Adelaide Nunes da VISA,  professoras representantes de escolas estaduais e municipais, representantes do SICOB, Sicredi bem como o gerente adjunto da regional da Emater Bagé, Carlos Suertegaray, a supervisora da regional Jacqueline Bragança, o assistente técnico regional de agroindústria Alexandre Primo Alves e equipe local da Emater formada pelo Médico Vet Carlos Brum Dias da Costa, Ângela Fernanda Binsfeld, Moacir Wesz Bonotto e Daniele Furtado.  Também presente a Médica Veterinária Mariana Rodrigues Silva, responsável técnica da agroindústria.

Na inauguração o médico veterinário Carlos Brum apresentou em audiovisual toda o projeto da agroindústria iniciado em 2017, quando os proprietários, Elies de Col Medeiros e Aguirionaldo da Rosa Medeiros, procuraram o escritório municipal da Emater, onde solicitaram auxílio para regularizar a produção e buscar algum financiamento para a construção do laticínio. No ano de 2019, através da consulta popular e da indicação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, a família foi beneficiada com um financiamento na modalidade Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais), onde deu início ao projeto.

-Planejar este empreendimento, foi um desafio para todos os envolvidos, pois não havia no município, referência de agroindústria familiar, sendo necessária visitação em agroindústrias da região, para adequar a planta e o projeto, que  foi desenhado por Tiago Giribone.

A equipe da Emater-RS/Ascar assessorou a família desde o princípio, até a conclusão da obra, pois, como empresa oficial de assistência técnica do Estado, ficou responsável por fazer o projeto de crédito, orientar e por inscrever a família no PEAF (Programa Estadual de Agroindústria Familiar), que tem por objetivo possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, através da legalização na produção e comercialização. A Prefeitura Municipal também apoiou a família durante o processo, explica Ângela Binsfeld, da Emater.

Após diversos trâmites, em 2021, foi dado início à construção, passando mais tarde por ampliação e finalmente, no ano de 2024, a agroindústria recebeu seu registro, emitido pelo SIM (Sistema de Inspeção Municipal), além de sua inclusão oficial no PEAF, estando habilitada para comercializar sua produção através do talão de produtor.

O Laticínio Sabores do Pampa Gaúcho já está produzindo e oferece à população rosariense, produtos totalmente artesanais e com muita qualidade. A família agradece a todos os envolvidos, que auxiliaram nestes vários anos de processo de planejamento, construção e legalização da agroindústria. Durante sua fala, a proprietária Elies demonstrou sua gratidão e falou das expectativas com sua agroindústria, que visa comercializar não só para a população, mas também, para a alimentação escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

– As perspectivas são as melhores possíveis. Estamos buscando contrato para entregar os iorgutes nas escolas municipais e quero atender também escolas estaduais e quartel também com os queijos e população em geral. São queijos temperados e recheados, esse é o diferencial aqui, e todos os produtos são inspecionados pela Vigilância Sanitária e o SIM, são produtos de qualidade onde a população vai poder ser beneficiada. Destaco também o iorgute que é feito com a polpa da fruta, não tem conservante e nem corante, pois foi desenvolvido especialmente para as crianças, disse a proprietária Elies à Gazeta de Rosário.

O marido de EliesAguirionaldo, também fez agradecimentos enquanto juntamente com a  equipe da Emater descerraram a placa inaugural. Eduardo Ribeiro, vice-prefeito  e  o gerente adjunto da regional da Emater, Carlos Suertegaray também usaram a palavra na inauguração e após todos os presentes participaram de um delicioso café, enriquecido com os produtos produzidos no laticínio.

Diversas autoridades e convidados estiveram prestigiando a inauguração, que foi encerrada com um delicioso café, enriquecido com os produtos já oriundos do laticínio.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Os interessados em adquirir os produtos do Laticínio Sabores do Pampa Gaúcho podem entrar em contato com os proprietários pelos fones 55. 999929617 ou 55. 999216516.

Foto destaque: Julio Lemos e Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top