Você Está
Início > Notícias > Cidade > Caminhada marca início do Setembro Amarelo em Rosário do Sul

Caminhada marca início do Setembro Amarelo em Rosário do Sul

Nesta segunda-feira (3) aconteceu uma caminhada alusiva ao Setembro Amarelo. A campanha, criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem como objetivo a prevenção ao suicídio. A programação para o mês de setembro é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme informações do CVV, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Segundo números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia. A taxa é superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Além disso, pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

Caminhada percorreu ruas centrais do município

Em entrevista à Gazeta, Luciane Borges, técnica em enfermagem, afirma que o objetivo da caminhada é transmitir conhecimento sobre o assunto, visto que o suicídio ainda é tratado como tabu. “É importante falar sobre isso. As pessoas quando estão correndo risco de suicídio, elas dão tendências aos familiares que não sabem observar”, disse Luciane.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Ainda conforme Luciane, os rosarienses devem procurar ajudar nas unidades básicas de saúde da cidade. A pessoa será encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que receberá orientação psicológica e de assistentes sociais.

Programação Setembro Amarelo

05/09 às 14h: Palestra motivacional no Clube Comercial com o tema “A coragem de ser quem somos” com Moacir Guazina.

11/09 às 14h: Atividade lúdica com o educador físico Josias, na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Cohab.

17/09 às 13h 30min: Roda de conversa com funcionários do Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA), mediada pelo Caps.

25/09 às 14h: A psicóloga Fernanda Mendes irá conversar sobre saúde mental com adolescentes da escola EEEF Padre Jose de Anchieta. Na atividade, o cirurgião dentista Emerson Souza irá falar sobre cuidados com a saúde bucal e autoestima.

26/09 às 15h: Palestra com o tema “Suicídio: algumas considerações”, no teatro João Pessoa, com o psicólogo Rodrigo Santos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top