Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET divulga prognóstico para a primavera

INMET divulga prognóstico para a primavera

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta quarta-feira (19) o prognóstico climático para a primavera, que se inicia no próximo sábado (22). Em seu comunicado, o instituto apresentou as características da estação das flores, bem como apresenta uma primeira previsão climática.

A primavera, que inicia às 22h53 da noite de sábado no hemisfério sul, caracteriza-se pela transição entre estações seca e chuvosa no centro do país e chuva abaixo do normal no nordeste. Os primeiros episódios da zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. A região sul possui características associados a chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo. É também na estação das flores que se tem o início do plantio das principais culturas de verão.

Azaléas já dão um colorido especial a Primavera na entrada da Gazeta de Rosário

Conforme o INMET, as condições do oceano e atmosfera no oceano Pacífico Equatorial permanecem neutras desde abril deste ano. Em agosto houve aumento da temperatura da superfície do mar, porém ainda permanecem sob condições de neutralidade. De acordo com o comunicado, há “uma probabilidade superior a 60% que se desenvolva um novo episódio de El Niño, durante o final da primavera e início do verão, entretanto, caso haja uma confirmação do fenômeno, provavelmente este será de curta duração e intensidade baixa ou moderada”.

Leia mais notícias da editoria Geral

A previsão específica para Rio Grande do Sul, santa Catarina e Paraná, indica que as chuvas deverão ficar acima da faixa normal nos três estados da região, enquanto as temperaturas médias devem predominar dentro da normalidade no RS e acima da média nos outros dois estados.

Previsão para os próximos dias em Rosário

Para Rosário do Sul, conforme o INMET, os últimos dias do inverno têm sido agradáveis, com tardes quentes, após as chuvas da primeira quinzena de setembro. Para esta quinta-feira (20), a temperatura deve ficar em torno de 15°C e 26°C com tempo encoberto pela manhã.

Já na sexta-feira (21), as temperaturas estarão em elevação variando entre 12°C e 28°C. No sábado (22), na troca de estações, a mínima apontada é de 17°C e máxima de 31°C com predomínio do sol. Para o domingo (23), o modelo numérico do INMET aponta temperatura de 19°C a 28°C com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca.

Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top