Você Está
Início > Notícias > Geral > INMET emite alerta de chuva para a região

INMET emite alerta de chuva para a região

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta segunda-feira (4) um aviso de tempestade com chuvas intensas para o RS na região de fronteira com Uruguai e Argentina. O aviso refere-se à noite de segunda-feira (4), entre 18h e 24h.

Conforme o aviso de perigo potencial (alerta amarelo), a chuva será de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm no total, com ventos intensos entre 40 a 60km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e outros.

É o primeiro aviso de tempestade no mês de maio, diante da estiagem que atinge toda a região. A chuva em abril foi irrisória de apenas 22 milímetros. Não chove forte em Rosário do Sul desde o dia 6 de abril, quando a chuva ficou em 20 mm.

Leia mais notícias da editoria Geral

A estiagem, que determinou decreto municipal de emergência, também fez com que houvesse grandes intervalos sem chuva no município, como 19 dias sem chuva entre o final de janeiro até o dia 17 de fevereiro. Depois choveu dia 15 de março, 51mm, após ter ficado 25 dias sem chuva desde fevereiro.

Em março, a Defesa Civil, com apoio do 4º RCC, Emater e Sindicato Rural, encaminharam água para duas localidades no Caverá (São Carlos) e em abril a Defesa Civil, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, levou mais água para o Rincão das Chirca, no 4º Distrito e também para moradores do Campo Seco, 5º Distrito. A seca está chegando a seu sexto mês e atinge Rosário do Sul desde dezembro. Na agricultura as perdas na soja foram de aproximadamente 50%.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top