Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET emite alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul

INMET emite alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu nas últimas 48 horas, três alertas de tempestades para a região de Rosário do Sul e parte do Rio Grande do Sul. Os dois primeiros avisos se confirmaram ao meio dia e final de tarde de quinta-feira (31). O terceiro alerta previsto para o primeiro dia de fevereiro também foi emitido.

Os dois primeiros alertas com grau amarelo, para o dia 31 de janeiro, acabaram se confirmando com as pancadas de chuva que atingiram o município às 12h e por volta de 19h. As pancadas de chuva totalizaram cerca de 50 milímetros de precipitação.

Além da chuva, tempestades elétricas foram registradas em Rosário, bem como alagamentos em diversos pontos da cidade. Em alguns locais no bairro Jardim Paraíso, houve falta de energia das 19h de quinta até a manhã desta sexta-feira (1º). No bairro Antenor Rocha, foi registrada pequena queda de granizo, mas nenhum dano foi registrado em função disso.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Com a chuva desta quinta-feira, o mês de janeiro acumula 566 mm de precipitação. O índice é quatro vezes maior que a média mensal para o mês, que era de 130 mm.

O terceiro alerta de temporal emitido pelo INMET está previsto para esta sexta-feira (1º), com grau de perigo laranja, o segundo mais forte em uma escala de quatro níveis. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 mm por dia; ventos de 60 a 100km/h, queda de granizo, risco de corte de energia, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

Mapa mostra alerta laranja para os dias 1º e 2 de fevereiro atingindo o RS (Foto: Reprodução / INMET)

Ainda de acordo com o INMET, a previsão para o sábado (2) em Rosário do Sul é de temperaturas variando de 20°C a 28°C. O céu deve permanecer encoberto e há risco de pancadas de chuva com descargas elétricas. Já o domingo (3) deve ter tempo seco com máxima de 27°C e mínima de 18°C.

Foto destaque: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top