Você Está
Início > Notícias > Geral > INMET emite segundo alerta de tempestade em dois dias

INMET emite segundo alerta de tempestade em dois dias

Em menos de 24 horas após o alerta de tempestade ter sido emitido para segunda-feira (20), o que se confirmou por volta de 16h30 com chuva na região, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou seu segundo alerta de tempestade para grande parte do Rio Grande do Sul, válido para esta terça-feira (21).

Conforme o aviso de tempestade, a chuva ficaria entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, com ventos intensos de 40 a 60km/h e queda de granizo. Uma forte instabilidade se formou na região nordeste da Argentina e sul do Paraguai, causando tempestades na região que fica na divisa com a Fronteira Oeste do RS.

Leia mais notícias da editoria Geral

O boletim do INMET ocorre após a passagem de uma instabilidade vinda da Argentina, nesta segunda-feira (20), que atingiu a região de Rosário do Sul. Na cidade, nas zonas norte e sul a precipitação chegou a 10 mm. Houve também tempestade elétrica. Os danos maiores foram sentidos no Uruguai e na Argentina. Com isso, a chuva para o mês de janeiro já soma um acumulado de 64 milímetros, quase o dobro de dezembro, quando o registro ficou em apenas 38 mm, ocasionando uma estiagem. Mesmo com o índice baixo de dezembro, 2019 bateu recorde de chuva com 2.807 mm e duas grandes enchentes.

Quanto aos níveis dos rios, Santa Maria ainda era positivo com 10 cm acima do nível normal, que é de 1 metro e 20 cm. O rio Ibicuí da Armada no Passo do Farrapo, Campo Seco, era, nesta terça-feira (21) de 1 metro e 13 cm acima do nível normal, que também é 1 metro e 20.

Área em amarelo do RS seria a parte afetada pela tempestade desta terça-feira

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Inmet / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top