Você Está
Início > Notícias > Cidade > Irmã Hilda Acker despede-se de Rosário do Sul

Irmã Hilda Acker despede-se de Rosário do Sul

A semana foi de despedida para a comunidade católica de Rosário do Sul e para o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA). Após quatro passagens pelo município, a irmã Hilda Paulina Acker, 94 anos, da ordem religiosa Filhas do Amor Divino, encerra sua missão na cidade após sua transferência para Santa Maria.

Com 76 anos de vida religiosa, irmã Hilda foi homenageada durante uma Missa de Ação de Graças rezada pelos padres Roberto Figueroa e Juberto Nunes, na última quarta-feira (13), na capelinha do hospital. A coordenadora da comunidade das Irmãs Madre Francisca Lechner, Irmã Tânia Maria Escher, fez a liturgia. Funcionários do hospital prestaram homenagens à irmã e apresentaram símbolos que traduziram os anos de convivência. Como o tijolo, já que ela conhecia toda a estrutura do hospital; as cucas e sonhos, feitos por ela e demais freiras para venda beneficente; e folhagens, que simbolizam o cuidado com a capela do hospital.

Irmã Hilda teve quatro passagens por Rosário do Sul, sendo a primeira em 1947, outra em 1970, uma na década de 80 e por último nos anos 2000. As três primeiras ela atuou como auxiliar de enfermagem, e a partir de 2000, nos setores de higienização, organização do hospital, serviços de lavanderia, costura entre outros. “Quando cheguei éramos uma comunidade de quatro irmãs e abraçamos todo o serviço, nos dedicamos à enfermagem, assistência aos funcionários, serviços afins e também organização da capela do hospital”, relembra Hilda, em entrevista à Gazeta.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Ela disse que sempre irá lembrar-se dos rosarienses como pessoas acolhedoras e amorosas. “O povo sempre se destacou pelo acolhimento, o trabalho na paróquia, a assistência aos pacientes do hospital e na parte espiritual, a Paróquia sempre foi bem zelosa nesse sentido e o povo em geral muito querido”, destaca a irmã.

O padre Roberto Figueroa destaca que a comunidade será sempre grata à irmã Hilda. “O que se destaca é a gratidão da comunidade paroquial pelo serviço e, sobretudo, pelo testemunho de vida consagrada e doada à comunidade, especialmente ao hospital, com esse jeitinho silencioso, que fala pouco, mas diz muito”.

Irmã Hilda foi uma das religiosas homenageadas em 2018, durante a celebração do Jubileu dos 150 anos da Congregação das Filhas do Amor Divino.

SAIBA MAIS – A Comunidade das Irmãs do Amor Divino foi fundada em 1868, em Viena, Áustria. As primeiras freiras da ordem chegaram ao Brasil em 1920. Depois, sabendo disso, o Padre Ângelo Bartelle convidou a ordem para assumirem a então escola Santa Terezinha (antigo colégio do Horto) e posterior, em 1941, as freiras da ordem foram convidadas para exercerem suas funções religiosas no Hospital de Caridade e na Capelinha do Hospital que havia sido fundada uma década antes, em 1935. Desde a década de 40 as Filhas do Amor Divino atuam no hospital da cidade e no município a comunidade formada por elas tem o nome de Madre Francisca Lechner.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top