Você Está
Início > Notícias > Cidade > IV Acordes do Pampa acontece em Rosário do Sul

IV Acordes do Pampa acontece em Rosário do Sul

O último final de semana foi intenso em Rosário do Sul para quem gosta de música nativista. No CTG Passo do Rosário foi realizada a quarta edição do festival Acordes do Pampa em Canção. O público se fez presente para prestigiar os músicos rosarienses e de fora da cidade. O evento é promovido pela Associação Cultural Acordes do Pampa em Canção.

A comissão composta por Adair de Freitas, Nirion Machado e Marco Antônio Nunes ouviu 60 composições na fase geral e 30 na fase local para classificar sete canções e dois suplentes em ambas as fases. No sábado (10) todos os selecionados se apresentaram e a comissão avaliadora classificou doze músicas, que retornaram ao palco no domingo (11), na condição de finalistas do evento.

O grande vencedor foi o rosariense Claudemir Dornelles, de 55 anos de idade, residente em Santa Vitória do Palmar. Seu nome artístico é Kininho Dornelles, possui 40 anos de carreira, tem sete CDs e um DVD. Além disso, têm cerca de 200 faixas gravadas e mais de cem prêmios em festivais.

Em entrevista à Gazeta, Kininho explicou que devido à longa distância entre os municípios, não pôde se fazer presente no evento. Por isso, a música foi apresentada por um grupo de Santana do Livramento. Sobre a participação no IV Acordes do Pampa, o artista relatou que há um longo tempo não participava de festivais, mas ficou interessado por se tratar de um evento na terra natal, mesmo que nunca tenha residido em Rosário do Sul.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Ele enviou três trabalhos e um dele foi classificado, “Ainda Resta um Galpão”. A composição discorre sobre a relação do gaúcho e o campo. “A música foi criada neste verão. É um quadro gaúcho que desde seu princípio diz que a cidade já foi campo. O gaúcho ainda mantém dentro de si, mesmo sendo urbano, as questões do campo”, disse. A música também ganhou o prêmio de melhor melodia.

Kininho ainda afirma que a música cumpre com a intenção do festival em incentivar novos talentos e valorizar os que já existem no meio nativista. “Essa integração com Santana do Livramento, essa interpretação maravilhosa do Christoper Pires e o trabalho do grupo foi importante porque condensou nessa música toda a intenção do festival”, finalizou. Com a música, Kristoper Pires ganhou o troféu de melhor intérprete. O grupo é composto por André Lucas Rodrigues e Raisa Bicca no violão, Luiza Gomes no baixo e Edmilson Rodrigues na gaita ponto. Confira a letra da música vencedora abaixo.

Um dos organizadores do festival, Joel de Freitas Paulo, avaliou de forma positiva o evento deste ano. “Nas três primeiras edições o festival só reunia talentos de Rosário e esse ano abriu um leque, teve abrangência de diversas cidades do estado. Foram mais de cem inscrições”, disse. Joel agradeceu o público que esteve presente, a patronagem do CTG Passo do Rosário, o comércio local que apoiou e também aos vereadores que destinaram emendas impositivas para o evento.

A reunião para prestação de contas ainda não foi feita pela organização, mas o valor arrecadado será revertido à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Rosário do Sul. Joel também afirmou que ano que vem será realizada a quinta edição do Acordes de Pampa em Canção. Além disso, falou na possibilidade em ter um evento destinado ao público infantil.

Ainda resta um Galpão

Milonga

A cidade já foi campo
E dele guarda recuerdos
Mesmo com todos os medos
O gaúcho ainda é capaz
De numa roda de mate
Lembrar de lutas e embates
Num ritual que se refaz

Quando um cusco se enrodilha
Para modo de se deitar
Amassa pasto e flexilha
Em um campo imaginário
Refaz-se o velho cenário
Das estâncias cimarronas
Que a viola e a gaita chorona
Hoje fazem relembrar

Feliz de quem ainda vive
Nos interiores do pago
Trazem consigo o afago
Dessa vivência campeira
E uma estirpe altaneira
Que não se quebra nem verga
E que os valores preserva
Pra cultuar a vida inteira

A cidade já foi campo
E o campo ainda vive em nós
Nas histórias dos avós
Ou nos costumes mais puros
Mesmo nos tempos escuros
“hay” que aguentar o repuxo
Ainda resta um galpão
Dentro de cada gaúcho.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top