Você Está
Início > Notícias > Destaque > Jovens Aprendizes são preparados para o mercado de trabalho

Jovens Aprendizes são preparados para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais qualificados e atentos às tendências, atualizados sobre o mundo que os cerca. Para acompanhar esse ritmo, desde muito cedo adolescentes estão sendo preparados para atuar em suas áreas de interesse. Um exemplo disso é o programa Jovem Aprendiz, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que em Rosário do Sul é desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural. São cerca de 60 meninos e meninas, de 14 a 18 anos, que comparecem a aulas presenciais em turno inverso ao escolar durante cerca de um ano – em um total de 800 horas/aula.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Na semana passada, dia 19 de maio, a Gazeta de Rosário recebeu a visita desses alunos, junto à monitora Graciele Rodrigues e à instrutora Aline Garcia Blank. O objetivo era conhecer o trabalho do jornal e aprender um pouco sobre o emprego da língua portuguesa no cotidiano da imprensa. Uma apresentação foi realizada pela editora-chefe do veículo de comunicação, Caroline Motta, pelo repórter Julio Lemos e pelo diretor de Marketing, Thiago Lima. A importância da interpretação de texto, a estrutura de uma redação, a criação de títulos e as prioridades dadas para cada informação foram alguns dos temas abordados, além das características do trabalho de um jornalista.

As aulas do programa são divididas em módulos. Os estudantes que estiveram na Gazeta estavam finalizando a etapa de português, mas também aprendem matemática, informática e até autoconhecimento, gestão empreendedora rural, cidadania e meio ambiente. Além das lições, eles já estão contratados por uma empresa e recebem meio salário para estudar. “Eles aprendem muito no programa, e a gente vê que falta isso na escola. O fato deles estarem recebendo é um incentivo muito grande, uma oportunidade ímpar. E quem vem da zona rural, principalmente, sabe o quanto é difícil”, analisa a instrutora Aline Blank, de 32 anos. Ela trabalha há seis no Senar, dando aulas em vários municípios do Estado.

“Eles sairão dali preparados, aptos a conseguir uma vaga na área que eles têm interesse. O português, a matemática, a informática também funcionam como um reforço, não só no profissional, mas também como conhecimento para o colégio. É muito importante”, ressalta a monitora Graciele Rodrigues, 30 anos, que começou a desempenhar a função em 2017 em Rosário do Sul.

As duas coordenadoras também destacam a importância do Jovem Aprendiz para evitar o êxodo rural, além de incentivar os alunos a valorizarem a produção e a profissão dos pais, muitos deles produtores e trabalhadores rurais. Para aqueles que tiverem interesse, basta fazer a inscrição no Sindicato Rural de Rosário do Sul. Novas vagas devem abrir em janeiro de 2018. As aulas são ministradas no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Rosário do Sul, que fica sediada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Leão Warren.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top