Você Está
Início > Notícias > Destaque > Luciana Genro visitou Rosário do Sul para debate político

Luciana Genro visitou Rosário do Sul para debate político

A candidata à presidência da República em 2014 e pré-candidata a deputada estadual, Luciana Genro (PSOL), esteve em Rosário do Sul nesta sexta-feira (20), para uma conversa com a população sobre a conjuntura política do país e do Rio Grande do Sul. A agenda fez parte de uma série de visitas aos municípios da Fronteira Oeste e incluiu também Alegrete e Uruguaiana. Em entrevista à Gazeta de Rosário, ela falou sobre as prospecções para o ano de eleições e questões ligadas à região.

Luciana, que é ex-deputada e dirigente nacional do PSOL, contou que as visitas objetivam conhecer problemas específicos da região, através do contato com a comunidade local e debater com a militância do partido. Sobre a situação agravante de violência contra a mulher na cidade de Rosário do Sul, que já passa de 70 casos em três meses, Luciana destacou a necessidade da criação de delegacias especializadas: “A gente precisa atuar em duas frentes: a da repressão e a da educação”. Ela destacou ainda que em Porto Alegre, fundou a Escola Feminista e Anti-Rascista, Emancipa Mulher, para combater essas situações e levar às mulheres os conhecimentos a respeito dos seus direitos.

Debate reuniu integrantes do partido na Câmara

Além de Luciana Genro, a vereadora de Porto Alegre e pré-candidata a deputada federal também pelo PSOL, Fernanda Melchiona, também participou do debate e concedeu entrevista à Gazeta. Fernanda ressaltou a importância de investimentos na segurança da mulher e campanhas contra o assédio. “No caso da Fronteira Oeste, é quase ausência de abrigos para mulheres vítimas de violência e uma delegacia especializada. (…) É muito difícil pra uma mulher (…) chegar numa delegacia que não nenhuma formação de direitos humanos e falar dessa situação grave que ela viveu”, comentou a vereadora.

Leia mais notícias da editoria Política.

A ex-deputada Luciana Genro ainda comentou as questões sociais na Fronteira Oeste e as prováveis ações do partido. “Aqui nessa região da fronteira a gente tem esse problema da falta de apoio pra agricultura familiar. Só quem ganha nessa lógica do latifúndio são grandes grupos econômicos com poucas pessoas se beneficiando”, ressaltou.

Questionada sobre a situação dos partidos de esquerda no país, Luciana Genro afirmou que é preciso distinguir cada conjunto político. “Ao mesmo tempo em que a gente faz essa unidade para defender causas em comum, a gente quer mostrar que nós não somos a mesma coisa”, encerrou a ex-candidata à presidência do país.

Durante o debate, foram apresentados os pré-candidatos do partido, bem como discutidos assuntos do programa de governo a nível estadual e federal; além de discutir as necessidades da região.

Reportagem: Dyuli Soares / Gazeta de Rosário 

Fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top