Você Está
Início > Notícias > Cidade > Mais uma etapa de vacinação contra a febre aftosa

Mais uma etapa de vacinação contra a febre aftosa

Produtores devem comprovar dose para a Inspetoria Veterinária local

O Estado do Rio Grande do Sul iniciou em 1º de novembro mais uma etapa de vacinação contra febre aftosa em 2012, quando serão vacinados todos os bovídeos até 24 meses. A campanha encerra em 31 de novembro. Os produtores deverão comprovar a vacina à Unidade Local, Inspetoria Veterinária, com apresentação da nota fiscal de compra da mesma até cinco dias úteis após o encerramento da campanha.

“A importância de mais esta etapa que contempla os animais jovens é de mantermos o status do Rio Grande do Sul de livre da Aftosa com vacinação”, informa a fiscal estadual Agropecuária – SEAPA e supervisora de Educação Sanitária, Karin Vasconcellos Silva. Segundo ela, a melhor forma de controle é pelo cadastro das propriedades com as informações fidedignas dos seus proprietários quanto aos nascimentos e mortes de animais, além de trânsitos sempre guiados (GTAs).

“Ainda existe certa resistência por parte de alguns produtores, que além de não informarem corretamente seus rebanhos, muitas vezes não vacinam na época preconizada pelo serviço, inclusive movimentando seus animais sem a devida vacina, o que acaba acarretando em penalidade prevista em Lei”, ressalta a supervisora Karin.

Em maio de 2000, o Estado ficou livre da doença sem vacinação, com a reintrodução do vírus tipo O1 em agosto do mesmo ano. No entanto, após o saneamento da doença, com prejuízos incalculáveis na região das missões e para o Estado, foi necessária a retomada da vacina. “Portanto, rebanho livre de febre aftosa é rebanho sadio. E a vacina é a melhor defesa contra a doença”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top