Você Está
Início > Notícias > Morre o ex-prefeito de Rosário do Sul, Jairo de Agostini

Morre o ex-prefeito de Rosário do Sul, Jairo de Agostini

Morreu na madrugada desta quinta-feira (16), o ex-prefeito de Rosário do Sul, Jairo de Agostini. Natural de Três Corações, Minas Gerais, veio para o município em 1954 para atuar como diretor do Lanifício Inglês, localizado onde hoje existe um supermercado, na rua Sete de Setembro. Atualmente residia em Uberlândia/MG.

Jairo veio para Rosário do Sul em 1954

Jairo iniciou na política durante a gestão do ex-prefeito João Alves Osório, quando assumiu o cargo de Secretário de Administração. Em 1968 foi eleito prefeito da cidade e assumiu a responsabilidade de 1969 a 1973. O ex-prefeito também atuou como gerente regional da Swift Armour em Rosário e Santana do Livramento. Além disso, foi presidente do Clube Comercial e do Lions Clube.

De acordo com o cunhado, Ilton Gularte, Jairo ficou conhecido como o “prefeito-escola”, apelido recebido graças a forte atuação no desenvolvimento da educação no município. Ilton conta que somente em sua gestão, Jairo teria inaugurado nove escolas na campanha e outras quatro na área urbana.

A esposa, Marlene de Agostini, comentou por mensagem, a relação de amor que o companheiro de tantos anos tinha pela cidade. “Apaixonado por Rosário do Sul, Jairo não perdia a oportunidade de dizer o quanto era grato pela vida e o acolhimento que teve na cidade. Chegou em 54 para trabalhar e permaneceu por 40 anos no Rio Grande do Sul. (…) Muito além das conquistas profissionais, o orgulho dele era mesmo falar da família e das grandes amizades que fez, com certeza o seu maior legado”. Todo esse amor pelas terras rosarienses foi firmado em um pedido feito pelo ex-prefeito: ser cremado e ter suas cinzas espalhadas pelo rio Santa Maria e Praça Borges de Medeiros.

Jairo foi casado duas vezes. A primeira com Leda Ortiz, com quem teve sua primeira filha, Leda de Agostini. Atualmente era casado com Marlene, com quem teve outros quatro filhos: Jairo Junior, Leonardo, Guilherme e Isabel. A cremação do ex-prefeito aconteceu na tarde de quinta-feira (16) em Uberlândia.

Foto: Rosário do Sul Antigo / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top