Você Está
Início > Notícias > Cidade > Onda de frio intenso deve permanecer no Rio Grande do Sul até o próximo domingo

Onda de frio intenso deve permanecer no Rio Grande do Sul até o próximo domingo

O frio chegou com força total no Rio Grande do Sul no último domingo (16) e se intensificou mais ainda nesta terça-feira (18), quando os termômetros bateram a mínima recorde do ano em Rosário do Sul: -1°C. No fim de semana no município, em poucas horas a temperatura foi dos 27,3°C na tarde de sábado (15) para os 5°C no domingo, e para 2,1°C na manhã de segunda-feira (17), de acordo com o Clima Rosul.

A frente fria, conforme a MetSul, começou pelas regiões Oeste, Centro e o Sul do Estado, e afetou a metade Norte até o final da segunda-feira. As temperaturas baixas predominam no Estado até a próxima quinta-feira (20). As madrugadas desta terça e quarta-feira devem ser as mais frias, abaixo ou próximas dos 0°C em quase todos os municípios gaúchos.

Ainda assim, o frio não deve durar muito. O Rio Grande do Sul voltará a ter dias com temperaturas amenas e quentes. A previsão da MetSul é de que na próxima semana ocorra uma mudança e, até o fim do inverno, as marcas ficarão alternando entre o frio e calor.

Geada até sexta-feira e retorno do calor

De acordo com o Clima Tempo, a previsão para os próximos dias em Rosário do Sul e região é de geada ao amanhecer e sol. Para quarta-feira (19), a mínima prevista é de 1°C e máxima de 14°C. Já na quinta-feira, a temperatura mínima sobe um pouco e  deve ser de 4°C, com máxima de 18°C. Na sexta, o amanhecer ainda será com geada e mínima de 4°C. Ao longo do dia, os termômetros podem marcar até 16°C. No sábado, já sem geada, a mínima fica em 5°C e a máxima em 17°C. O clima mais ameno volta no domingo, com mínima de 8°C e máxima de 23°C.

Recorde histórico batido 54 anos depois

No domingo (16), a onda de frio bateu recordes na Argentina. Na famosa Bariloche, por exemplo, a mínima histórica foi batida depois de 50 anos. A mínima, que antes era de -21,3°C, registrada em 30 de junho de 1963, foi superada no domingo, quando foi registrado -25,4°C. Em Córdoba nevou depois de quatro anos sem o fenômeno. No Uruguai, a chuva congelada foi registrada na região de Minas.

Em Córdoba, Argentina, não nevava desde 2013. Foto: MetSul / Divulgação
Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário e MetSul / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top