Você Está
Início > Notícias > Cidade > Praça Borges de Medeiros foi palco da abertura da Semana da Pátria

Praça Borges de Medeiros foi palco da abertura da Semana da Pátria

Na manhã da última sexta-feira (1), diversas autoridades e entidades da cidade se reuniram no largo da Prefeitura Municipal para recepcionar a Chama da Pátria e o acendimento da Pira com o Fogo Simbólico. Durante a cerimônia, que contou com o pronunciamento da prefeita Zilase Rossignollo Cunha, foram apresentados os homenageados deste ano.

A nível mundial, serão lembrados o Lions Club Internacional e a Fundação Rotária. A nível nacional, o Centenário da Morte do Sanitarista Oswaldo Cruz, e a nível estadual, os 70 anos da Chama Crioula e a 80ª Corrida do Fogo Simbólico. Já a nível municipal, serão celebrados os 40 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alice Pando e Estadual de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta.

Além do acendimento da Pira, o momento cívico foi marcado pelo hasteamento das bandeiras realizado pela prefeita, pelo Comandante do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC), o Tenente-coronel Maurício Magnus, e pela secretária municipal de Educação e Cultura, Liege Palma.

Após o momento cívico, representantes das escolas homenageadas também prestaram seus tributos à Semana da Pátria. Da Escola Alice Pando, as alunas do 9º ano, Caroline Furtado e Emmanuele Espinosa leram o poema “A Pátria”, de Olavo Bilac. Já da Escola Anchieta, os alunos, orientados pelo professor de música, Leonardo Batista de Souza, fizeram uma apresentação musical.

Em sua manifestação, a prefeita Zilase falou sobre a relevância da celebração. “A importância da Semana da Pátria se dá muito às Escolas que doutrinam seus alunos e explicam a importância que é a pátria nas nossas vidas. A evolução das conquistas para o nosso Brasil”, declarou.

Durante esta semana alunos das escolas de Rosário do Sul farão revezamento para a guarda da chama. Além disto, programas radiofônicos com representantes das escolas EMEF Alice Pando, EEEF Pe. José de Anchieta, EMEF Passo do Rosário, EEEF Prof.ª Emília Prates EEEM Pe. Ângelo Bartelle, e das instituições Rotary Club e Lions Club, estão programados.

A chama deverá ficas acesa até o dia 7, quando, em outro Momento Cívico, se dará o encerramento da Semana da Pátria, às 17h na Praça Borges de Medeiros. Antes, neste mesmo dia, às 8h30, deverá ser realizado o Desfile Cívico, também na praça central.

Reportagem e fotos: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top