Você Está
Início > Notícias > Geral > PROERD é reativado em Rosário do Sul

PROERD é reativado em Rosário do Sul

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido no Rio Grande do Sul pela Brigada Militar, foi reativado em Rosário do Sul após quatro anos sem realização. A reativação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anchieta, no bairro Ana Luiza, e conta com 20 alunos do 5º ano do ensino fundamental.

O programa tem por objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. O renascimento do PROERD em Rosário aconteceu na última quarta-feira (04), com uma turma de alunos de 9 a 11 anos. Eles receberão aulas semanais, todas as quartas, com duração de cerca de 1h30.

A instrutora, policial militar Andreia Rangel, explicou à reportagem da Gazeta que está motivada para a atividade. “Por enquanto é só uma turma, um novo começo. Outras escolas pediram, quando postei no Facebook. Fico feliz que gostaram do Proerd, tanto que pedem para voltar”, declarou.

Reativação do PROERD pela Brigada em Rosário ocorreu quarta-feira

Ela também comentou via rede social o retorno do programa no município. “Foi muito gratificante, emocionante retornar… Embora existam muitas críticas em desfavor ao PROERD, algumas dificuldades enfrentadas, tudo isso se torna tão pequeno diante das crianças, daqueles olhinhos encantados ouvindo sobre o programa, fazendo perguntas, interessados em saber tudo nos mínimos detalhes”, publicou Rangel, que se diz “Proerdiana, de farda e de coração”. “Só tenho a agradecer mais e mais, por ter a oportunidade de receber todo esse carinho novamente”, concluiu ela, que já havia atuado na escola.

Leia mais notícias da editoria de Polícia

Para a diretora da Escola Anchieta, Rejane Bello, o programa em desenvolvimento do PROERD no educandário somente vem a fortalecer o trabalho dos professores em relação às drogas e à violência. Além disso, dá dicas de prevenção, sobre os males que as drogas provocam e a fortalece a união entre pais e filhos sobre o tema.

“O PROERD faz um alerta em relação às drogas com o seguinte lema: ‘Onde tem drogas, passe longe’. Para a escola é de extrema importância, pois fortalece o nosso trabalho em relação a esse assunto, que causa grandes preocupações para pais, professores e sociedade”, analisou a diretora. “O programa dá dicas e informações sobre prevenção (…) e aconselha os pais a conversarem com os filhos em relação ao problema”, completa.

Em Rosário do Sul centenas de alunos, de vários educandários, foram formados em diversas turmas do PROERD desde a década de 2000, além de pais também terem recebido ensinamentos a respeito do projeto.

Leia mais notícias da editoria de Geral

Conheça o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance Education), que foi criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos da América, em 1983.

Atualmente, o PROERD/DARE está em todos os 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil, chegou em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em 2002 já estava implantado em todos os estados do país.

O objetivo é educar as crianças para ficar longe das drogas e de todo o tipo de violência. Também é destinado aos pais das crianças, reforçando a importância da amizade e da supervisão dos pais com seus filhos.

No RS é desenvolvido pela Brigada Militar, também com aulas no ensino médio, a fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção primária. O projeto visa proporcionar um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais ou responsáveis dos alunos. Todas as técnicas pedagógicas e materiais didáticos específicos, definidos pela Coordenação Estadual, seguindo as normas e preceitos da Câmara Técnica Nacional do PROERD.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Sd Andreia Rangel / Brigada Militar / Divulgação

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top