Você Está
Início > Notícias > Cidade > Programa “Mundeando”, transmitido pela Gazeta de Rosário, é selecionado no FAC Digital RS

Programa “Mundeando”, transmitido pela Gazeta de Rosário, é selecionado no FAC Digital RS

No dia 30 de junho foram anunciados os selecionados no edital FAC Digital RS, uma parceria da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) com a Universidade Feevale. Ao todo, 1.940 projetos foram contemplados, sendo cinco de Rosário do Sul. Dentre eles, está o programa Mundeando, transmitido pela Gazeta de Rosário e idealizado pelo produtor cultural, músico e designer Thiago Lima.

Cada um dos selecionados deve receber R$ 1,5 mil. No total, houve 3.239 projetos inscritos. Além do Mundeando, os projetos rosarienses aprovados foram “Recriando a Vida”, de Maira Pinto Rodrigues; “Museu, Memórias e Afetos do Rincão da Chirca”, de Mariglei Dias de Lima; e “Lembra de Nós Dois”, de Marcelo Marques Saldanha.

Thiago Lima é o idealizador do programa

“Ficamos muito felizes com a notícia da contemplação, pois o Mundeando é um projeto que fazemos com muito esforço e amor à nossa tradição. Também gostaria de ressaltar a importância da participação das empresas. Sem elas, seria impossível a viabilização deste projeto”, declara o idealizador e integrante do grupo Estação do Pampa, Thiago Lima. “Um apelo que faço é que os empresários de Rosário enxerguem com melhores olhos a oportunidade de apoiar programas e eventos culturais”, diz ele, ressaltando que essas ações vão muito além do entretenimento.

Leia mais notícia da editoria Cidade

Lima, que é vocalista, divide o palco do Mundeando com os músicos Carlos Yuri (gaita e voz) e Nei Ribeiro Junior (contrabaixo e voz), além de convidados. Quinzenalmente, eles se reúnem no CTG Adaga Velha, de onde é realizada a transmissão ao vivo através da página de Facebook da Gazeta de Rosário (facebook.com.br/gazetaderosario).

Empresas rosarienses apoiam a ação, que tem como objetivo incentivar a cultura gaúcha e levar boas músicas ao tradicional almoço de domingo dos rosarienses. São elas: Vintage Calçados, Base, Residencial Areias Brancas, Oficina Mecânica Barreto, Proanálise e Aita Net.

O primeiro Mundeando ocorreu no dia 24 de maio e teve um alcance de quase 20 mil pessoas. Neste domingo (12), às 11h, se apresentam no programa o grupo Vale Quatro e o Fernando Saccol.

FAC Digital RS

Lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com o Pró-Cultura RS/FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e com a Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark, o edital tem como objetivo gerar oportunidade de trabalho para artistas, técnicos, produtores e fazedores de cultura, estimulando processos criativos e inovadores para conectar as pessoas em ambiente virtual durante o período de distanciamento social.

As propostas admitidas foram selecionadas por ordem de inscrição. Os projetos precisam atender às medidas de prevenção à Covid-19 recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, especialmente no que se refere à impossibilidade de aglomeração de pessoas.

Foto: Reprodução / Facebook

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top