Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rede estadual volta às aulas nesta segunda-feira em Rosário do Sul

Rede estadual volta às aulas nesta segunda-feira em Rosário do Sul

Alunos das escolas da rede estadual de Rosário do Sul se preparam para retornar às aulas na próxima segunda-feira (26), porém para nem todos será assim. O calendário letivo deste ano terá duas datas de início, algumas escolas só retomarão as atividades no dia 14 de março.

Devido à greve do funcionalismo no último ano, que durou cerca de dois meses, as escolas que aderiram à ação só irão retornar às aulas três semanas após às demais instituições. A decisão foi tomada devido à necessidade de recuperar os dias de greve. Com isso os 30 dias de férias dos professores grevistas serão finalizados somente em meados do mês de março.

Em setembro do ano passado, após o 21º mês consecutivo de parcelamento salarial por parte do Governo do Estado, professores e funcionários das escolas da rede deflagraram greve. No município o anúncio foi feito durante os desfiles de Sete de Setembro, e seis escolas aderiram ao movimento (Instituto Deputado Ruy Ramos, Plácido de Castro, Emília Prates, Nossa Senhora do Rosário, Padre José de Anchieta e Padre Ângelo Bartelle).

Segundo informações da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), mesmo com as matrículas ainda não finalizadas, a estimativa para o número de alunos inscritos nas dez Escolas Estaduais da cidade neste ano será menor em relação aos anos anteriores.

A Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, que teve adesão parcial à greve, terá a retomada das aulas divididas nas duas datas do calendário. Já a Escola Coronel Breier, situada na região rural, ainda não tem data prevista para o retorno das aulas, pois necessita da definição do transporte escolar.

Os cerca de 200 alunos de escola particular de Rosário do Sul voltaram às atividades escolares na última segunda-feira (19). Assim como as escolas de ensino infantil da rede municipal.

Escolas Municipais retomam atividades no início do mês

O ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino de Rosário do Sul estão previstas para ter início na primeira segunda-feira de março, dia 5. Nas três escolas de ensino infantil do município, as atividades iniciaram no último dia 19.

A abertura oficial do ano letivo da rede acontece na próxima quinta-feira (1º), no CTG Querência do General Abreu, e reunirá diretores, professores e funcionários das escolas municipais, que participarão de uma palestra ministrada pela psicóloga Vera Miranda. A atividade é uma parceria da Prefeitura Municipal através da Secretária de Educação e Cultura, com a Sicredi.

Já na sexta-feira (2), serão realizadas reuniões com professores das escolas municipais para que se efetue o planejamento e organização das atividades de acolhimento aos alunos da rede.

Além das três escolas de ensino infantil, Rosário do Sul possui seis escolas na região rural do município, e outras quatro escolas de ensino fundamental que atendem alunos do jardim A até o nono ano.

Reportagem: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário
Fotos: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário e Divulgação / Prefeitura Municipal

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top