Você Está
Início > Notícias > Cidade > Regulamento do XIX Festival Rosário em Cena é divulgado

Regulamento do XIX Festival Rosário em Cena é divulgado

Na última quarta-feira (16) foi divulgado o regulamento do XIX Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena (Fetarc). Após não ser realizado ano passado, o festival volta ao palco do Teatro João Pessoa com o lema “É preciso recomeçar”.  O evento deve acontecer de 27 de outubro a 2 de novembro. O festival é organizado pela Associação Cultural Rosário em Cena (ASCENA) com apoio do grupo de teatro Art & Vida.

Conforme o regulamento, grupos de teatro brasileiros e de países vizinhos podem realizar as inscrições até dia 1º de agosto. Os espetáculos serão previamente selecionados por comissão designada pela ASCENA. Os interessados devem completar a ficha de inscrição que consta no blog do evento  e enviar para o e-mail pauloevandro.pereiradacosta@gmail.com. Os grupos selecionados serão divulgados por contato através do telefone, e-mail e no blog do Rosário em Cena.

Em entrevista à Gazeta, o presidente da Associação, Paulo Evandro Costa, conta que em 2018 o festival não pôde acontecer pela falta de componentes da organização. Outro motivo foi o aumento de gastos e a falta de captação de recursos. “Resolvemos dar uma parada para reorganizar, ver se a população ia sentir falta e justamente foi o que aconteceu. As escolas e o comércio questionaram”, disse Costa. Ele salienta que os países do Mercosul também sentiram falta do festival. “Eles consideram Rosário do Sul uma referência para todas as outras cidades do estado em termos de organização de festival e intercambio entre os grupos internacionais. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento”, acrescentou.

Leia mais notícias da editoria Cidade

No final do ano passado a Associação decidiu se reorganizar. Uma nova diretoria foi eleita e novas pessoas passaram a integrar o grupo. “É preciso recomeçar do zero, é o ponta-pé inicial, começar tudo de novo”, explica o motivo do tema adotado para este ano.

A 19ª edição do festival apresenta novidades. A primeira delas é a parceria de padronização da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) do Rio de Janeiro. O presidente salienta que os grupos que irão se inscrever devem se atentar às normas do SBAT. Caso estejam em desacordo, não serão selecionadas.

Dentre outras novidades, o evento pretende restaurar a Sessão Maldita, para o público maior de 18 anos, e dispor mais oficinas culturais nas escolas. Outro diferencial, elencado pelo presidente, é a busca por linguagens diferenciadas como contadores de histórias e grupos com marionetes. Assim como 2017, espetáculos de rua também devem ocorrer.

Costa destaca que o festival está procurando patrocinadores, investidores e apoiadores das empresas, comércios e indústrias. Quem tiver interesse deve entrar em contato pelo e-mail pauloevandro.pereiradacosta@gmail.com.

No ano passado, apesar de não ter acontecido o festival, a Associação e o grupo Art & Vida promoveram o tradicional “Da Casa para a Escola, da Escola para o Teatro”. O espetáculo “O Médico Camponês” esteve no palco do Teatro João Pessoa expondo assuntos como suborno, falsidade ideológica e, principalmente, a violência contra a mulher. “É uma constante formação de platéia, estimulando o hábito de ir ao teatro, ler livro, enfim, contato com a cultura”, conclui Costa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top