Você Está
Início > Notícias > Política > Reunião debate passado e futuro da Primavera Rosariense

Reunião debate passado e futuro da Primavera Rosariense

Grupo relembrou protesto que marcou revogação de lei de aumento de subsídios

No dia 25 de janeiro aconteceu um evento de comemoração ao aniversário de um ano da chamada “Primavera Rosariense”. Organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rosário do Sul, na pessoa do presidente Aristides de Pietro Neto, a celebração foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19h30, e se denominou “Frutos da Primavera Rosariense”, relembrando o protesto de 26 de janeiro de 2012, na Praça Borges de Medeiros, que marcou a revogação da lei que aumentava os subsídios do prefeito, vice e vereadores.

Aristides acredita que, apesar da presença de poucas pessoas, teve-se uma reunião extremamente proveitosa. Foi feita uma retrospectiva dos fatos que originaram o surgimento do movimento, ressaltando os desgastes enfrentados pelas principais lideranças do grupo, mas, principalmente, a força para continuar lutando pelos seus ideais. “Com nossa ação e participação, fomos responsáveis pela economia aos cofres públicos de mais de R$ 2 milhões nos quatro anos do atual mandato, que poderão ser destinados a obras e serviços de interesse de toda a população”, calcula o presidente da OAB.

Foram também ressaltados movimentos que surgiram a partir dessa mobilização, como a participação popular na audiência pública realizada para tratar da venda da área da Divisa para a instalação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); o Movimento Ecológico Pensamento Verde, que realiza ações de auxílio ao meio ambiente; assim como a recente criação do Foro das Entidades Rosarienses, que reúne mais de 80 entidades representativas da sociedade e que está trabalhando para a realização da agenda 2013.

O advogado também destacou a disponibilidade da presidência da Câmara de Vereadores em dialogar com o movimento popular. “Nenhum de nós, no ano passado, podia imaginar que estaríamos reunidos no Plenário da Câmara para comemoramos o 1º ano da Primavera Rosariense e debatermos o futuro do movimento”, analisou Aristides, lembrando também da criação de um Conselho Popular para assessorar a presidência do Legislativo nas ações da mesa, assim como a criação de um novo site e a implantação do Plenário Online.

Outros membros também fizeram suas manifestações, frisando a necessidade da reativação do grupo na rede social, que ultimamente estaria quase desativado, incluindo a criação de regras aos participantes, havendo a necessidade de aproximar o movimento das comunidades através da divulgação das atividades e propostas do grupo. “A idéia é fazer reuniões presenciais periódicas de avaliação, de forma a aproximar-se do povo e discutir as grandes questões rosarienses, buscando a participação popular nestas decisões”, conclui o Aristides.

Reunião aconteceu no Plenário da Câmara Municipal dos Vereadores. Foto Renato Moraes
Reunião aconteceu no Plenário da Câmara Municipal dos Vereadores. Foto Renato Moraes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top