Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rincão da Chirca recebe sementes da Emater/Ascar

Rincão da Chirca recebe sementes da Emater/Ascar

A centenária comunidade quilombola do Rincão da Chirca recebeu na última sexta-feira (13) a equipe da Emater/Ascar, que entregou sementes de milho e feijão no local.

Ao todo, há dez famílias certificadas na localidade, que fica a 86 km da área urbana de Rosário do Sul, no 4º Distrito São Carlos – Caverá. As sementes são disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rurais (Seapdr) para as famílias cadastradas, e visam a soberania alimentar dos assistidos. Os extensionistas da Emater foram recebidos pela professora Mariglei Dias.

Mariglei destacou a importância da assistência da entidade, enfatizando que tudo passa por uma discussão na base da comunidade e que a Emater é um braço que auxilia na busca das políticas públicas. “São mais que parceiros, viraram família”, disse.Os extensionistas da instituição acrescentam que não existe extensão rural sem vínculo, tanto técnico, como social e motivacional.

A Chirca tem a mesma certificação que o Rincão do Negro, nas Três Picadas, primeiro distrito de Rosário. Eles receberam a certidão de autodefinição de remanescentes de quilombos em 2014, após o trabalho feito pela Emater. O documento foi emitido pela Fundação Cultural Palmares, habilitando as duas comunidades a receberem recursos.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

SAIBA MAIS –Localizada dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) do Ibirapuitã, a comunidade possui criação de ovinos e é rica em biodiversidade, conservando suas tradições a partir da transmissão do conhecimento de geração em geração de forma falada. A Chirca, que dá nome a localidade, é um arbusto nativo do Rio Grande do Sul e chega a medir até dois metros, muito ramoroso, característico daquela região do Caverá.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top