Você Está
Início > Notícias > Destaque > Rosariense é destaque em pauta sobre acessibilidade na educação em Pelotas

Rosariense é destaque em pauta sobre acessibilidade na educação em Pelotas

Nascida e criada em Rosário do Sul, a estudante de direito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bruna Prates, 24 anos, faz parte da parcela de pessoas que concluíram o ensino básico e da ainda menor porcentagem de pessoas com deficiência que chegam ao ensino superior. Por conta de uma paralisia cerebral, Bruna tem deficiência física e utiliza uma cadeira de rodas motorizada para se locomover.

Ela contou ao Jornal Diário Popular (DP), de Pelotas, que a trajetória educacional foi positiva, mas não perfeita. “Existem inúmeras barreiras e a primeira delas é a palavra que todo mundo associa a nós, mas nem todos sabem o que é: acessibilidade. Falam de acessibilidade, mas não sabem o que isso significa ou que a falta dela pode causar”, disse.

Bruna destacou também ao Diário Popular que a vivência de cada PcD é única, e isso é parte fundamental do processo de inclusão. “Acessibilidade não é o que todo mundo vê. Acessibilidade está em eu poder acessar espaços físicos, visuais, de tecnologia, pedagógicos, com o máximo de autonomia. Não podemos falar da acessibilidade como uma coisa única. Ela tem dimensões e traz significados diferentes para cada pessoa”, avalia. Outra necessidade, segundo ela, é a atenção às mudanças das necessidades de cada um em cada momento de ensino. “Quando muda a fase educacional, as necessidades também mudam. Comecei no ensino fundamental com uma professora só, ela me conhece e a gente desenvolveu uma dinâmica. Quando chega o momento que se tem mais de um professor, é um desafio gigante”, exemplifica.

De acordo com o DP, na visão da jovem, os avanços aconteceram, mas ainda há muito para crescer. “A gente avançou muito na percepção de que o PcD pode e deve acessar todos os espaços de educação, mas, um questionamento que eu faço é: eu acessei. E depois? Nós temos que acessar, permanecer, ter a permanência de qualidade efetiva e condições saudáveis de conclusão”, pontua.

Leia mais notícias da editoria Geral

Em 2017, Bruna e Paulo Evandro Costa conquistaram o público com suas coreografias durante apresentação no Festival Internacional de Dança do Uruguai – Etapa Internacional da Confederação Interamericana de Profissionais de Dança (CIAD), em Salto, nas Termas do Arapey. A dupla rosariense venceu o primeiro prêmio da categoria Geral, além do Duo Adulto Livre e a da Coreografia. Os dançarinos dividiram o palco com representantes do Uruguai, do Brasil e da Argentina.

Foto em destaque: Carlos Queiroz/Diário Popular

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top