Você Está
Início > Notícias > Destaque > Dois rosarienses são campeões brasileiros de Jiu-Jitsu

Dois rosarienses são campeões brasileiros de Jiu-Jitsu

Dois lutadores de Rosário do Sul, Andriw Leal e David Duarte, integrantes do projeto social Guerreiros de Deus, conquistaram medalhas de ouro no campeonato brasileiro de Jiu-Jitsu, realizado em Barueri, em São Paulo, no último sábado (28). O grupo liderado pelo professor Rodrigo Joras Neto teve ainda a participação de Ederson Freitas, que mesmo com várias vitórias, acabou ficando nas quartas de final.

Os integrantes dos Guerreiros de Deus batalharam em busca de recursos para participar do maior campeonato de Jiu-Jitsu do país, homologado e realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). Foram realizados pedágios e pedidos de apoio de pessoas físicas em Rosário do Sul para chegar ao montante necessário para o transporte e alimentação dos atletas.

O certame teve a participação de lutadores de todo o Brasil e de outros países. As lutas dos rosarienses, sob a supervisão do professor Rodrigo Neto, ocorreram no sábado (28), em suas respectivas categorias. Ederson Freitas, de 15 anos, competiu na categoria Juvenil 2, faixa Azul pluma. Ele lutou cinco e ganhou quatro lutas. O jovem só foi parado pelo atual campeão mundial da modalidade, Mayram Daniel Maquiné Alves, de Manaus/AM, nas quartas de final, ficando com o quarto lugar.

David Duarte, de 16 anos, lutou na Juvenil 2 Azul Galo, obtendo quatro vitórias e o título da categoria e conquistando o título de campeão brasileiro. Já Andriw da Silva Leal, de 15 anos, competiu na categoria Juvenil Branco Pena. Foram quatro lutas e quatro vitórias que o levaram ao título inédito.

Através das redes sociais, os dois campeões deixaram registros das medalhas de ouro conquistadas no certame e ambos fizeram agradecimentos. David Duarte lembrou que sua mãe fez risotos beneficentes a fim de angariar fundos para a viagem: “Agradecimentos a minha equipe que me ajudou nos treinos e estavam me apoiando no campeonato e ao meu professor que está sempre me exigindo evolução técnica. Aos professores Jefferson dos Santos da Rosa e ao Cícero Costa que conseguiram hospedagem para nós”, destacou Duarte.

Andriw da Silva Leal também agradeceu o apoio geral. “Também quero agradecer a todos os meus amigos, familiares, irmãos de treino e ao meu professor Rodrigo Joras Neto que sempre faz tudo o que pode para nos levar nos campeonatos porque acredita no nosso potencial”, assinalou o outro campeão brasileiro.

Andriw e David com suas medalhas e o colega Ederson

A mãe de Andriw, Carla Leal, lembra do esforço e foco do filho e dos outros lutadores para participarem da competição: “Eles juntaram moedinhas nos pedágios. Foi um nervosismo grande e muita ansiedade. (…) Estamos muito orgulhosos da dedicação dele com o esporte treinando todos os dias”, disse a mãe de Andriw, que conquistou também o título no Sulbrasileiro de Judô, pela Judô Progresso da sensei Valquiria Ribeiro em Santa Catarina e recentemente competiu em Santa Maria no Jiu-Jitsu Pro-Esporte, junto com o professor Rodrigo Neto e em ambas as competições conquistou títulos e medalhas de ouro.

Leia mais notícias da editoria Esporte

Colega dos medalhistas e membro da Guerreiros de Deus, Jeferson Ajala declarou em rede social a conquista dos colegas: “Foi muito treino e dedicação dos guris para este campeonato e só eles sabem quão difícil foi arrumar a verba para ir lá e lutar, mas felizmente eles correram atrás e conseguiram”, ressaltou Ajala.

O objetivo dos lutadores do projeto social Guerreiros de Deus é conquistar a melhor classificação em suas categorias em todas as competições até o final do ano, para competirem no Mundial de Jiu-Jitsu, que ocorrerá em Las Vegas, no Estados Unidos, em 2019.

CARREATA DA VITÓRIA – Os quatro rosarienses ficam até quinta-feira (3) em São Paulo, quando retornam para Rosário do Sul. A chegada está prevista para a madrugada de sexta-feira (5), e ainda nesta data, às 18h, está prevista uma carreata com os campeões em desfile no caminhão de bombeiros pelas principais ruas da cidade.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Arquivo Pessoal / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top