Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário do Sul adere à Campanha Nacional contra a Polio e Multivacinação

Rosário do Sul adere à Campanha Nacional contra a Polio e Multivacinação

No início de agosto, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

A meta do governo é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de um a menores de cinco anos de idade contra a poliomielite e atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Em Rosário do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde promove o Dia D neste sábado, 20, em diversos pontos da cidade.

Conforme o Ministério da Saúde, as campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento, mas as doses poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

Para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14.3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

A vacinação contra a polio segue até 9 de setembro e pode ser realizada em todas as unidades de Saúde com Sala de Vacina de Rosário do Sul, no horário de funcionamento das UBS’s, sendo obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do cartão de vacina e documento.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Vacinação em Rosário do Sul

Das 8h às 17h:

  • ESF 01 – Cohab
  • ESF 02 – Progresso
  • ESF 03 – Vila Nova
  • ESF 04 – Ana Luiza
  • ESF 05 – Creche
  • PAMM 04 – Ortiz
  • Sala de Vacinas Central

Das 9h às 12h e das 13h às 16h

  • Unidade móvel – Rua Amaro Souto, 2718 (em frente à Assistência Social)

Multivacinação

Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entidades se mobilizam para estimular Campanha de Vacinação em Rosário do Sul

Os Rotarys Clubs Areias Brancas, Caverá e Centro, a Casa da Amizade e o Interact Club Serra do Caverá, todos de Rosário do Sul, estão promovendo ações para reforçar a importância da Campanha de Multivacinação e contra a Pólio no município. 

“O Brasil está correndo o risco de deixar a pólio retornar, pela falta de imunização das crianças. Convidamos a todos os pais e responsáveis a levarem seus filhos para vacinar nos postos de saúde da cidade”, declaram os Rotarys, em nota. A erradicação da pólio é uma das iniciativas mais longas e importantes da trajetória da entidade mundial.

Para divulgar a importância da vacinação, os grupos realizarão uma carreata no sábado, 20, tendo como ponto de partida a Praia das Areias Brancas. No domingo, 21, domingo, será realizada uma rústica junto ao 4º Regimento de Carros de Combate (RCC) e a Associação de Corredores de Rosário do Sul (ASCOR), com largada e chegada na Praça Borges de Medeiros.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Durante a semana, o Interact  Serra do Caverá realizou palestras sobre a poliomielite em escolas, o Rotary Centro palestrou na Universidade Norte do Paraná (Unopar) e a Casa da Amizade contribuiu com balões e balas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Foto: Erasmo Salomão/MS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top