Você Está
Início > Notícias > Geral > Rosário do Sul na Rota das Oliveiras do interior do Estado

Rosário do Sul na Rota das Oliveiras do interior do Estado

A Rota das Oliveiras visa incentivar o turismo rural associado à olivicultura, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento deste setor que cresce no Rio Grande do Sul.

Rosário do Sul é um dos municípios que fazem parte do projeto. A iniciativa foi instituída por lei estadual, em 2019, e pretende mostrar aos interessados como é feito o cultivo das oliveiras, a produção das azeitonas, a elaboração e a degustação dos azeites extravirgens.

Rosário foi incluído na Rota das Oliveiras junto a Bagé, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, Hulha Negra, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Restinga Seca, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São João do Polêsine, São Sepé, Sentinela do Sul e Vila Nova do Sul. Mais de 40 marcas de azeite já são comercializadas por produtores gaúchos e muitos locais estão abertos à visitação no RS.

Leia mais notícias da editoria Geral

Em entrevista à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, a diretora do Instituto Brasileiro de Olivocultura (Ibraoliva), Rosane Abdala, diz que o olivoturismo é uma oportunidade que os produtores possuem de ter uma renda extra. “Acho que o olivoturismo, o turismo rural é uma opção muito boa para o nosso Rio Grande do Sul e, principalmente, para a metade Sul, onde está inserido o Bioma Pampa. É um processo que está acontecendo de maneira sustentável e consistente”, avalia ela.

Foto em destaque: Fernando Dias/SEAPDR

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top