Você Está
Início > Notícias > Cidade > Rosário do Sul perde o dirigente e radialista Valdoir Borges aos 76 anos

Rosário do Sul perde o dirigente e radialista Valdoir Borges aos 76 anos

O vazio do estádio Alcides Pereira “Centenário”, que está com atividades paradas desde o início da pandemia mundial, ficou ainda maior na manhã desta quarta-feira (8). A comunidade esportiva de Rosário do Sul recebeu a triste notícia do falecimento do ex-presidente da Associação Rosário de Futebol (ARF) e radialista, Valdoir Dauvel Borges, aos 76 anos.

A notícia entristeceu os amantes do futebol da cidade, familiares e amigos. Ele faleceu no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCSNA) após muito tempo de enfermidades. Valdo, como era conhecido, deixa um legado de insistência e perseverança em prol do futebol da cidade e da sequência do esporte em nosso município.

Nascido de família simples, teve o alfaiate como profissão, mas sua ligação ao esporte superou esse ofício, pois estava predestinado a lidar com o futebol da cidade, o qual dedicou grande parte de sua vida.

Borges possuía mais de 35 anos de carreia radialista. Era dono de uma voz marcante e ao mesmo tempo suave para retratar as reportagens no estádio ou mesmo nos estúdios da Rádio Marajá.

A história esportiva de Valdoir se entrelaça com a da extinta Associação Rosário de Futebol (ARF), da qual foi convidado para assumir a diretoria. Como presidente, é lembrado por ex-jogadores e membros da diretoria como uma pessoa esforçada e que dava chances a todos os atletas. Assim levou, muitas vezes bancando o time ou pedindo doações.  O último time profissional da cidade funcionou com ele na presidência, participando da famosa “Segundona”, até 1996, quando encerrou as atividades. Durante sua diretoria, tanto no time principal como nos Juniores (Sub 20) foram revelados nomes como Paulo César Teda, Delmer, Tiganá, Luciano Almeida. entre outros tantos.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Borges também apresentou por várias décadas o programa Marajá Esportes, pela parte da noite. Acompanhou, além do futebol, eventos municipais como JIMP e outros estaduais como o clássico Grenal.

Colega de reportagem nos anos 80, Vilmar Oliveira recorda o amigo. “Valdoir foi um homem que dedicou a vida ao esporte rosariense. Poucos fizeram tanto pelo nosso esporte. Sem ele, nosso esporte seria pobre em história”, disse Oliveira, que além de integrar o time de esportes da Marajá, foi técnico durante dois jogos quando Valdoir ficou sozinho no final de uma temporada. Junto com Valdoir, Vilmar também foi fundador dos Juniores da ARF em 1978.

Outro amigo próximo, que acompanhava Valdoir, é o ex-delegado da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e Desportista Paulo Conterato, o qual também comentou a perda.“ O Valdoir foi um grande companheiro desde o tempo da Associação Rosário de Futebol, um exemplo de desportista e que vai deixar saudades de muitos craques do esporte aqui de Rosário do Sul.”, relatou Conterato.

O velório ocorreu na tarde de quarta-feira na Funerária Angelus. O sepultamento ocorreu no Cemitério São Sebastião por volta de 15h.

Ele deixa viúva Dinae Severo dos Santos (com Valdoir na foto em destaque) e filhas Luciana dos Santos Borges e Lidiane dos Santos Borges.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Reprodução / Arquivo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top