Você Está
Início > Notícias > Rosário tem primeiro Encontro de Mulheres e Cidadania

Rosário tem primeiro Encontro de Mulheres e Cidadania

A última sexta-feira (17) foi marcada pelo 1º Encontro de Mulheres e Cidadania de Rosário do Sul. Realizado com intuito de discutir e fomentar os direitos femininos, a iniciativa reuniu um grupo de mulheres no Centro Comunitário, do Bairro Adroaldo Rodrigues, para dinâmicas e bate-papo.

A organizadora Cláudia Vieira. Foto: Natalia Apoitia/Gazeta de Rosário

Em um clima de apresentação e descobertas, o 1º Encontro de Mulheres teve depoimentos, emoção e discussão sobre a importância do empoderamento feminino na sociedade.

Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo. Consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos.

O bate-papo, com início às 15h, contou com dinâmicas que simbolizaram a importância das mulheres em suas diferentes áreas de atuação e possibilitaram a interação entre os presentes.

Para Claudia Vieira, a coordenadora do evento em Rosário do Sul, a ideia central é que “o maior número de mulheres tenha a possibilidade de compartilhar depoimentos de vivências” e saber como lidar com tais situações.

O grupo pretende realizar encontros uma vez por mês. A próxima data será divulgada e o evento aberto para a comunidade.

Saiba mais

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil continua a ocupar o lugar 121º lugar no ranking de participação das mulheres na política, com as mulheres ocupando pouco mais de 10% dos assentos no Congresso Nacional. As mulheres também ocupam apenas 10% das prefeituras e representam 12% dos conselhos municipais, apesar do cumprimento da lei de cotas (30%) obtido pela primeira vez nas eleições municipais de 2012.

A taxa de desemprego das mulheres é cerca de duas vezes a dos homens, uma diferença que aumenta quando se comparam homens brancos (5,3%) com mulheres afrodescendentes (12,5%). Apenas um quarto das mulheres empregadas está no setor formal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top