Você Está
Início > Notícias > Cidade > Seca já deixa famílias sem água no interior de Rosário do Sul

Seca já deixa famílias sem água no interior de Rosário do Sul

Passados cerca de quatro meses da segunda grande enchente de 2019, que causou perdas na agricultura e deixou várias famílias desabrigadas, Rosário do Sul agora sofre com a estiagem prolongada.  Na tarde de sexta-feira (6), a Defesa Civil, com apoio do sindicato Rural, Emater e 4º RCC, levou água para sete famílias da região do Rincão das Chirca, 4º Distrito São Carlos, mais conhecido como Caverá, distante cerca de 100 km da sede do município. O pedido partiu dos moradores que estavam sem água potável. Na agricultura, o prejuízo já está consolidado.

O coordenador da Defesa Civil, Iran Najar, acompanhou a operação de entrega de água na localidade. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, nos próximos dias outra localidade deve receber o abastecimento de água. Najar salientou que a população fique atenta quanto ao consumo de água e que evite o desperdício em função do baixo nível dos rios que abastecem a cidade.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Os moradores do Rincão das Chirca solicitaram o apoio da Defesa Civil do município devido a forte estiagem no Quilombo Rincão das Chirca. Conforme Mariglei Dias,via rede social, a comunidade possui um poço artesiano e desde outubro de 2019 existe um impasse com a distribuidora de energia para a troca de um transformador e aumento de potência na região para que o bombeamento de água seja normalizado. Atualmente a potência do transformador usado para o bombeamento de água tem capacidade de 142 a 143 watts.

Conforme a assessoria de imprensa do município, outra região que está com dificuldades no abastecimento de água potável é a Sanga Seca, também no 4º Distrito. Durante esta semana, a água será levada da mesma forma àquela localidade. Ainda conforme a assessoria, a Administração Municipal já decretou emergência pela estiagem. Ocorre que o governo do RS ainda não havia homologado em função da falta de dano humano, que em caso de secas é a falta de água para famílias, o que já ocorre desde a semana passada no Caverá e que deve agilizar a homologação.

Perdas significativas na agricultura

O presidente do Sindicato Rural de Rosário do Sul, Gilberto Moreira, falou à reportagem da Gazeta de Rosário que o prejuízo com a estiagem já está consolidado.  Ele acrescenta que na cultura da soja, por exemplo, o mês de janeiro já contabilizava perdas de 15 a 20% que aumentou. “Hoje ultrapassa 50% e conforme produtores, podendo chegar em alguns locais a 80%”, destacou Moreira, acrescentando que isto é ruim para a economia do município. Na pecuária, as perdas são futuras, conforme o presidente. Ele avalia que a falta de água para o gado irá interferir diretamente na reprodução e também na perda de peso. “Isto não é imediato, são perdas futuras, o gado poderá entrar mal no inverno”, lamentou, acrescentando que se não chover nos próximos dias já será calamidade.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top