Você Está
Início > Notícias > Cidade > Situação de emergência de Rosário do Sul é homologada

Situação de emergência de Rosário do Sul é homologada

Nesta quinta-feira (18) o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), assinou o decreto de situação de emergência de Rosário do Sul. Com o decreto, o município poderá contar com ajuda mais ágil do governo do Estado para recuperação dos estragos ocasionados pelas chuvas.

Na mesma ocasião, Leite assinou decreto de emergência para os municípios de São Francisco de Assis, Dom Pedrito e Quaraí. Somados a Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana, cujos decretos foram homologados na terça-feira (15).

O decreto é válido por seis meses e os municípios contam com prazo de 15 dias para apresentar relatórios e laudos que comprovem a existência de danos materiais, humanos e ambientais, permitindo, dessa forma, a contratação de produtos e serviços emergenciais. Depois dessa etapa, o Governo Federal poderá reconhecer os decretos para que as cidades tenham acesso a recursos da União. As pessoas afetadas também podem contar com auxílio, como o saque do FGTS, entre outros.

Saiba Mais

Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil, o RS tem quase oito mil pessoas atingidas pela enxurrada, sendo que seis mil estão fora de casa (1,5 mil desabrigadas e 4,5 mil desalojadas) e outras tiveram danos em suas residências, mas não saíram delas. Também foram registrados três óbitos em decorrência de danos provocados pela chuva, um em Santana da Boa Vista e dois em Alegrete. Ao menos 22 municípios foram atingidos desde o dia 9 de janeiro.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Conforme o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, a partir desta quinta-feira (17), será instalado um escritório de ajuda humanitária em Santana do Livramento para prestar suporte técnico aos prefeitos das cidades atingidas.

“A equipe é composta por técnicos da Defesa Civil do Estado e da Defesa Civil Nacional e tem como objetivo ser um facilitador na organização dos pedidos de ajuda humanitária ao governo federal”, explicou o coronel Rocha.

O Banco de Alimentos está destinando doações aos atingidos. Até agora, já enviou mantimentos para Rosário do Sul e Alegrete.

Decreto foi assinado na manhã desta quinta-feira. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Foto em destaque:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top