Você Está
Início > Notícias > Cidade > Temporal assusta moradores de Rosário do Sul e região

Temporal assusta moradores de Rosário do Sul e região

A noite de sábado (26) teve momentos de apreensão em Rosário do Sul, devido a um temporal que passou pelo município. Por volta das 22h30, um vento forte com chuva foi registrado na cidade e na zona rural, derrubando árvores, que interromperam ruas, e deixando bairros inteiros sem energia elétrica. A Praia das Areias Brancas estava lotada devido ao 13º Moto Rosul, que ocorria no local. As pessoas deixaram o local às pressas, assustadas com a situação.

Segundo a estação meteorológica Climarosul, as rajadas de vento atingiram uma máxima de 66km/h, mas houve pouca precipitação. A Rua João Brasil, no centro da cidade, foi uma das mais afetadas. Muitas árvores tombaram no local, o que causou a interrupção da via. A energia elétrica na região só voltou em torno das 4h da madrugada. Pela manhã a árvore já tinha sido removida e o trânsito liberado. Postes de concreto também caíram próximos à BR-290, no entorno do bairro Prates. Outros danos foram registrados na Delegacia de Polícia Civil de Rosário. As telhas de fibrocimento (brasilit) foram destruídas, caindo no pátio e sobre uma das viaturas. O veículo ficou amassado.

No interior, muitos pontos ainda permaneciam sem luz até a publicação desta notícia.  Segundo a assessoria de imprensa da RGE Sul – que substituiu a AES Sul –, há 200 clientes em atendimento em Rosário do Sul, todos na área rural.

Previsão

Por volta das 19h de sábado, o Met Sul Meteorologia já alertava sobre o risco de temporais na região.Segundo o portal, intensas áreas de instabilidade atuavam no Uruguai e no Centro da Argentina, avançando para o Rio Grande do Sul. O Sul e o Oeste do estado seriam atingidos com mais força. O risco de chuva localmente forte e de temporais com vendavais e granizo era grande.

A previsão se concretizou. Ontem, a Met Sul divulgou que as rajadas medidas em estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) chegaram a 110 km/h em São Gabriel, 85 km/h em Livramento, 84 km/h em Quaraí, 81 km/h em Dom Pedrito e 76 km/h em Uruguaiana. O tempo seguia instável na manhã de domingo, em parte do Estado, com muitas nuvens e chuva em vários pontos, sobretudo no Oeste e no Sul.

Para os próximos dias, o INMet aponta que não haverá chuva, com ventos moderados e sol encoberto por nuvens. Por outro lado, a temperatura sobe, atingindo seu pico na sexta-feira, quando deverá fazer máxima de 32ºC e mínima de 19ºC.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top