Você Está
Início > Notícias > Cidade > Vacinação para pessoas com comorbidades acima de 50 anos ocorreu nesta quinta-feira

Vacinação para pessoas com comorbidades acima de 50 anos ocorreu nesta quinta-feira

A Administração Municipal, através das equipes vacinais da Secretaria de Saúde, realizaram nesta quinta-feira (5) a aplicação da Astrazenica em sua 1ª dose para pessoas com comorbidades a partir dos 50 anos e outros grupos. Além do Instituto Ruy Ramos e do Ginásio Ervilhão, as unidades de saúde também receberam seus usuários cadastrados para ganharem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Gestantes, puérperas com comorbidades e pessoas com síndrome de Down a partir dos 18 anos também puderam receber a imunização. Ao todo foram mais de mil doses disponibilizadas nesta etapa.

Além do grupo de comorbidades para mais de 50 anos, que foram vacinados no Instituto Ruy Ramos e Ervilhão, a Secretaria de Saúde Municipal disponibilizou a vacina para o grupo de usuários cadastrados nas unidades de saúde acima dos 50 anos, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h30 desta quint-feira (6). Assim a vacinação também foi ofertada no ESF 01 da Cohab, ESF 02 da Progresso, ESF 03 da Vila Nova, ESF 04 da Ana Luiza, ESF 05 da antiga creche em frente a pensão Virgínia, PAMM 2 INSS que será no Centro Empresarial, PAMM 4 da Artidor Ortiz que teve atendimento na Creche da Ortiz.

As pessoas tinham que levar seu atestado médico contendo a chamada classificação internacional de doenças (CID), da sua comorbidade. Para esta faixa-etária são aceitos apenas atestado com o número do CID na receita.

A listagem das doenças (comorbidades) é a seguinte: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente (HAR); Hipertensão Arterial estágio 03; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva;  Síndromes coronarianas crônicas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da Aotya, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatia congênita no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down e Cirrose hepática (tipos A B C). SAIBA MAIS- Na segunda-feira (3) ocorreu a vacinação com a primeira dose de astrazeneca para pessoas com 60 anos ou mais nos dois pontos de aplicação. Conforme a Gazeta apurou, foram aplicadas 200 doses. A vacinação para a segunda dose ainda não tinha previsão de realização, devido a falta do produto em grande parte do Brasil.

Reportagem e foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top