Você Está
Início > Notícias > Destaque > Brigada Militar de Rosário do Sul já realizou mais de 200 prisões em 2017

Brigada Militar de Rosário do Sul já realizou mais de 200 prisões em 2017

O número de prisões realizadas pela Brigada Militar (BM) em Rosário do Sul no mês de junho chamou atenção. Foram 43 prisões, das 238 feitas apenas no primeiro semestre de 2017. Os números superam o ano passado. Em entrevista à Gazeta, o comandante do 3º Esquadrão da BM de Rosário do Sul, Capitão Magno Siqueira, relatou que o combate aos crimes como tráfico e abigeato, além de outros delitos, tem recebido a ajuda da comunidade rosariense.

Capitão Siqueira. Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Das cerca de 240 prisões realizadas esse ano, 32 delas foram em flagrante. Em junho, nove das mais de 40 foram flagrantes. Em 2016 também ocorreram nove flagrantes em junho, porém o número de prisões foi de 39. Ainda sobre as prisões do mês passado, em 34 delas foi apenas efetuado o registro simples. Já durante os seis primeiros meses, 32 indivíduos foram recolhidos ao Presídio Estadual de Rosário do Sul.

Uma das prisões mais significativas aconteceu no dia 24 de junho, quando a Brigada Militar prendeu quatro homens acusados por tráfico de drogas em menos de 24 horas. Dois deles são suspeitos de pertencerem a uma facção criminosa da região Metropolitana de Porto Alegre, denominada “Os Manos”. Eles foram flagrados com drogas, uma arma de fogo e munições. Em outro flagrante, ocorrido no dia 20 de junho, cinco homens foram recolhidos ao Presídio, suspeitos de furto abigeato cometido no interior do município.

O Capitão Siqueira também ressaltou o trabalho com o patrulhamento de motocicletas, o auxílio via grupos de Whatsapp e de denúncias via 190. Ele explica que a ronda nas áreas escolares foi intensificada, principalmente no combate a pequenos traficantes que comercializam drogas nesses locais. “Estamos atuando significativamente para combater a questão do tráfico e do abigeato, que são os dois principais crimes que tem prejudicado a tranquilidade dos moradores de Rosário do Sul”, revela.

Prisões realizadas no primeiro semestre de 2017.

A tecnologia também se mostra uma grande aliada da BM. O aplicativo WhatsApp tem sido utilizado pela comunidade para denúncias através de grupos. Segundo Siqueira, os civis informam sobre atividades suspeitas, tornando-se, de certa forma, um policiamento comunitário.

Por outro lado, apesar dos bons números de atuação, Siqueira informa que o efetivo de Rosário do Sul está com menos de 50% do ideal, que seria mais de 100 militares. Ele atribui a superação dos policiais à dedicação e motivação dos mesmos. “O efetivo que está na rua são pessoas dedicadas, profissionais que estão diuturnamente combatendo o crime da maneira que a gente tem hoje capacidade. A sociedade pode contar com a Brigada Militar 24 horas por dia, e se ligar para o 190, vai dentro da possibilidade da viatura ser despachada de imediato, para atender ao pedido”, concluiu o comandante.

Saiba mais

As guarnições de Rosário do Sul atuam no Policiamento Ostensivo com viaturas normais, além da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motos (Rocam) e da Patrulha Rural/Patrulha Tático Móvel (Patamo). Os veículos receberam recentemente equipamentos de GPS, adquiridos através do judiciário pelo Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM).

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top