Você Está
Início > Notícias > Cidade > Chuvas castigam as estradas rurais de Rosário do Sul

Chuvas castigam as estradas rurais de Rosário do Sul

As chuvas que caíram sobre o município de Rosário do Sul na semana passada causaram vários transtornos. Um exemplo, problema contínuo na região, é a danificação de estradas rurais. O 5º Distrito, Campo Seco, foi uma das localidades atingidas e uma ponte no território do Farrapo foi parcialmente destruída pela força da água. Segundo o produtor rural Renato Vargas, o dano aconteceu na sexta-feira, último dia 11.

Vargas relatou o problema enfrentado pelos moradores e produtores da região nas redes sociais. Ele publicou fotos da situação da ponte, apelidada de Farrapo Dois, e pediu providências à Prefeitura Municipal. Segundo ele, o tráfego no local está praticamente impossibilitado. “Pedimos encarecidamente que tomem uma providência o quanto antes”, escreveu. Segundo ele, a região onde fica a ponte danificada passa constantemente por problemas. “Nós moradores do Campo Seco, da Ponte do Farrapo até os Ólhos D’água, temos a pior estrada do município. Está há muito tempo abandonada”, relatou.

Foto: Reprodução / Facebook

Em contato com a Gazeta de Rosário, a Secretaria Municipal de Obras informou que o trabalho de recuperação no local está sendo feito e que deveria ser finalizado ainda nessa sexta-feira (18) ou neste sábado (19). Segundo o secretário Adriano Dornelles, após a chuva cessar, um enxame de abelhas que estava embaixo da ponte atrasou o trabalho da equipe por dois dias. “Inclusive, dois funcionários nossos foram picados e a equipe teve de voltar pra cidade”, contou ele.

Dornelles lembra que esse mesmo local já passou por recuperações em anos anteriores, mas que o efeito do tempo é implacável. “Quando a água levanta muito, vai trabalhando nas encostas dos aterros. A força da água arranca tudo. Se chove normalmente, não dá todo esse problema”, declarou. Somente na semana passada, choveram mais de 100 milímetros em Rosário do Sul, de quinta-feira (10) a domingo (13), conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Trabalho de recuperação

O secretário Dornelles salienta que um trabalho de recuperação está sendo feito nas estradas do município de forma agrupada. Ele explica que as equipes estão sendo mantidas no interior com as máquinas, para otimizar o serviço. Isso teria resultado em mais de 200 km recuperados dentro de 20 dias no último mês.

Dentre os locais recuperados, o chefe da pasta de Obras cita as Estradas do Meio, do Jacaré, da Lagoa Branca e da Restinga, além das regiões do Buracal, do Bom Retiro e do Touro Passo. Dornelles informa também que uma ponte nova foi construída no Passo dos Pereiras e que a intenção é em breve dirigir os trabalhos para a localidade do Farrapo.

“Além da recuperação que a gente vem fazendo, conseguimos praticamente normalizar o transporte escolar, que estava com problemas em certos locais”, acrescentou ele.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Fotos: Reprodução / Facebook e Divulgação / Prefeitura de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top