Você Está
Início > Notícias > Geral > Chuvas podem comprometer produtividade da soja no RS

Chuvas podem comprometer produtividade da soja no RS

A semana de umidade e temperaturas elevadas contribuiu para o bom desenvolvimento da soja, que atinge 23% das lavouras em enchimento de grãos, 45% em floração e 32% em desenvolvimento vegetativo. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (24), no geral as plantas apresentam bom desenvolvimento, com aspecto visual de lavoura parelha, camuflando os locais de menor densidade de plantas. Já nos locais onde as precipitações foram mais intensas, como nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste, o grande volume de chuvas nas últimas semanas afetou as lavouras localizadas em várzeas e em locais próximos aos cursos de água, onde o solo ficou encharcado por muitos dias, comprometendo a produção e a produtividade nesta safra.

De acordo com a Emater/RS-Ascar, as regiões atingidas pelas enxurradas representam 18% da área de soja no Estado e os produtores que contrataram seguro agrícola serão acompanhados até o período de colheita para quantificação das perdas e tomada de decisão quanto ao acionamento do seguro.

Na Fronteira Noroeste e Missões, regiões mais adiantadas, onde boa parte das lavouras está no início do enchimento de grãos, as mesmas não devem ser afetadas pelas condições climáticas desfavoráveis. A baixa luminosidade e a diminuição das temperaturas geram receio aos produtores de abortamento das panículas em floração, já que a cultura é altamente suscetível a essas condições no início do desenvolvimento reprodutivo.

Leia mais notícias da editoria Geral

A cultura do milho no Estado apresenta em geral boas condições e expectativa de safra boa. Mais de 30% da área plantada está em fase de enchimento de grãos, 17% estão maduras e outras 17% de área, colhidas. As áreas plantadas mais no tarde estão em desenvolvimento vegetativo. A produtividade das lavouras colhidas oscila entre 4 e 9 T/ha. Essa grande variação de potencial produtivo das lavouras deve-se à irregularidade do clima durante o desenvolvimento da cultura, embora o acumulado de precipitações seja maior que os anos anteriores.

Na região Sul, o clima não permitiu que fossem realizados plantios, mas as áreas plantadas estão com muito bom desenvolvimento, apesar do excesso de chuvas estarem prejudicando os tratos culturais, como o controle de invasoras e a aplicação da adubação de cobertura. Existe preocupação dos produtores com a perda de nutrientes, pela lixiviação com o volume de chuvas.

No Sul e na Campanha, a cultura das oliveiras está em período de frutificação e com pegamento de frutos bastante variável nos pomares. Expectativas de produtividades dentro da normalidade, acima de 1.500 kg/hectare. No momento, os produtores estão realizando os tratamentos fitossanitários durante a frutificação dos pomares, objetivando o manejo fitossanitário das principais doenças e pragas, bem como adubação potássica em cobertura e foliar.

Foto: Emater/RS-Ascar / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top