Você Está
Início > Colunistas > DE DENTRO DO TATAME: Atividades em tempos de isolamento

DE DENTRO DO TATAME: Atividades em tempos de isolamento

Já faz algum tempo que eu queria tocar neste assunto aqui na coluna, e o momento não poderia ser mais oportuno. Nós temos por regra classificar esporte como algo que movimenta o corpo, provoca cansaço físico e fadiga muscular elevada. Mas existe uma modalidade (nova, mas não tanto assim) se expandindo no cenário esportivo mundial, chamada E-Sport! São os “esportes eletrônicos”, que são praticados em qualquer computador, celular ou videogame. O que era considerado um momento de lazer por muitos acabou se tornando renda de muitos adolescentes. A prática de E-Sport, apesar de não ser tão incentivada ou difundida, teve uma evolução bastante grande na última década, principalmente causada pela melhoria e facilidade de acesso à internet. Existe, hoje, campeonatos mundiais e classificatórias regionais de diversos jogos eletrônicos, tanto em consoles de vídeo games, quanto em computadores. Os jogos mais famosos, como League of Legends, Counter-Strike, Pro Evolution Soccer e Fifa, são os que mais contêm campeonatos e times. Inclusive times profissionais de diversas modalidades esportivas “clássicas” possuem representantes e equipes nos E-Sports!

E-Atletas

Quem olha os E-Sports como um “joguinho de computador” imagina que se tornar um jogador profissional de E-Sport é apenas sentar em uma cadeira e apertar uma meia dúzia de botões. Mas não é. Os pro-players (ou jogadores profissionais) têm um grande treinamento diário, que requer muito de suas capacidades mentais, estratégicas e também físicas. Os pro-players que representam equipes profissionais tem um treinamento tão exaustivo quanto o de quem pratica uma “modalidade convencional”. A maioria das equipes possuem preparadores físicos, psicólogos, treinadores, propiciando aos e-atletas a melhor condição possível de treinamento. Além disso, os e-atletas profissionais recebem um salário (do clube ou do patrocinador) para que sua dedicação à equipe seja exclusiva, o que era algo impensável há 05 ou 10 anos atrás. Mesmo que tenham pouco reconhecimento do público em geral, alguns destes E-Atletas tem “status de ídolos” para praticantes dos “joguinhos eletrônicos”.

E-Campeonatos

Comparados aos campeonatos de “esportes convencionais”, os campeonatos de E-Sports ainda ficam um pouco (mas não muito, dependendo do jogo) atrás, tanto em relação à público quanto a prêmios. Alguns jogos, tanto de vídeo games quanto de computadores, possuem um campeonato mundial, bem como uma fase classificatória para que os E-Atletas participem deste. Jogos como League of Legends, Fortnite e Fifa levam milhares de pessoas, enquanto público, para assistir as partidas de um Campeonato Mundial. Além disso, algumas premiações são tão boas quanto as de um campeonato de “esportes convencionais”. O Campeonato Mundial de Fortnite, por exemplo, premia o Campeão com aproximadamente US$ 3.000.000,00. O Campeonato Mundial de Fifa 20, tem premiação de US$ 5.000.000,00. Nada mal, para um “joguinho de vídeo game”. Hoje uma grande parte dos E-Sports tem transmissão das partidas ao vivo, tanto pelo Youtube, quanto por redes sociais. Algumas emissoras de TV transmitem alguns campeonatos, como a SPORTV, que transmite o Campeonato Brasileiro de League of Legends, por exemplo.

O jeito é praticar E-Sport

Em tempo, na impossibilidade de praticarmos um esporte convencional, e no nosso caso, não sendo possível difundir nossa prática… …De Dentro do Tatame, pratique um E-Sport, mesmo que amadoramente. É bem divertido, por sinal. Cuidem-se, e um bom sábado a todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top