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Falha de quem

Em transações e empresas que envolvem montantes exorbitantes de dinheiro, um simples erro pode resultar em problemas enormes para muitos. Para complicar ainda mais a situação, fica difícil entender de quem realmente foi a falha, quando diversos setores estão envolvidos na operação em questão. O que é certo é que aquele que foi prejudicado injustamente deve ser ressarcido; e que aqueles que não tem o poder de solucionar o problema, não sejam responsabilizados ou sofram em função de algo que está fora de sua alçada.

Por diversas vezes, nenhum das duas situações acontecem como deveriam. Trabalhadores rosarienses passaram por um impasse destes nesta semana, que colocou os servidores públicos municipais em protesto por um desconto errôneo em suas contas; e funcionários angustiados para resolver uma questão que, para muitos deles, estava além de suas funções. É o que está relatado nesta edição da Gazeta de Rosário, em matéria sobre mobilização de trabalhadores que aconteceu em frente a agência do Banco Bradesco, para cobrar soluções acerca do prejuízo e transtornos que estavam tendo com suas contas zeradas ou negativadas.

Foi uma semana de muita tensão, tanto para os servidores que se viam sem o dinheiro do fim do mês – que costuma ser contado –, quanto para funcionários que se encontravam de mãos atadas frente a um problema que dependia também de outras empresas. Felizmente, no fim tudo acabou bem. Ontem mesmo os mais de 400 servidores que haviam sido prejudicados foram ressarcidos. Ainda assim, o presidente do Sindicato da categoria no município diz que irá realizar uma reunião para averiguar quais medidas serão tomadas acerca do acontecido.

Situação complicada até mesmo para se apontar culpados. Até o momento, a falha recai sobre algo que, atualmente, tem grande responsabilidade na vida de todos: a tecnologia. Justamente por isso, é evidente que esse tipo de equivoco pode acontecer novamente. O que se espera é que ele seja tratado com a devida seriedade e agilidade, para que os danos sejam os menores possíveis. Hoje, os servidores e funcionários respiram aliviados com a resolução de um problema que tirou o sono de muitos por uma semana.

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