Você Está
Início > Notícias > Destaque > Fernando Saccol lança seu primeiro CD, “Minha Origem, Meu Canto”

Fernando Saccol lança seu primeiro CD, “Minha Origem, Meu Canto”

No último dia 9, o músico rosariense Fernando Saccol lançou seu primeiro CD nativista, “Minha Origem, Meu Canto”. O show que apresentou o disco para a comunidade rosariense aconteceu no CTG Crioulos do Caverá, como abertura das Festividades Farroupilhas da entidade. O jovem artista foi o vencedor do 1º Desafio Farroupilha da RBS TV, quadro comandado pelos consagrados César Oliveira e Rogério Melo, que premiava um novo talento da música gaúcha.

Em entrevista à Gazeta, Saccol contou que escolheu o CTG Crioulos do Caverá para realizar o lançamento pois foi lá que subiu ao palco para cantar pela primeira vez, aos 4 anos, quando seus pais, Sônia e Ângelo Saccol, eram patrões. “Decidimos que seria interessante relembrar alguns momentos do passado, unindo com a realização de um sonho. Foi um momento ímpar, de grande emoção, onde reencontrei pessoas que desde os primeiros passos torceram para que eu seguisse cantando, e grandes amigos que fizeram e fazem parte da minha historia musical e realização deste CD”, declarou ele.

Perguntado se possui uma música favorita dentre as selecionadas, ele diz que cada composição tem um significado especial. Porém, uma delas, Identidade, com letra de Marco Antonio “Xiru” Antunes e música de Edilberto Bérgamo, é ressaltada pelo cantor. “Xiru descreve o valor da identidade de um povo, escreve de onde viemos e que mesmo na dificuldade, jamais podemos desistir daquilo que acreditamos”, explica.

Segundo Saccol, “Minha Origem, Meu Canto” possui composições que retratam o cotidiano do campo. “Tiveram várias inspirações, mas com certeza a maior foi frente ao apoio da minha família, músicos, amigos e de cada pessoa que sorriu comigo e me aplaudiu”, disse ele.

Sobre sua participação vitoriosa no Desafio Farroupilha, no ano de 2015, o músico afirma que o CD foi feito de forma independente, mas é consequência do programa, que o colocou “na vitrine”. “O Desafio Farroupilha é um baita projeto, que difunde brilhantemente nossa cultura”, salientou.

A partir de agora, Saccol começa a difundir seu trabalho, já conhecido no meio de festivais tradicionalistas. Em Rosário, ele irá se apresentar na 68ª Exporosul junto a Guto Gonzalez, além da Exoplavras, em Lavras do Sul/RS e também na Feira Internacional das Massas, em Antonio Prado/RS. E o músico já trabalha em outros projetos: um audiovisual, sob direção de César Oliveira, e um CD promocional, com composições para a hora do mate, sob direção de Joaquim Velho e do próprio Saccol. É aguardar e prestigiar esse talento da terra que desponta pelo Rio Grande.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top