Você Está
Início > Notícias > Destaque > IF Sul de Pelotas vence o título geral do 49º JIMP

IF Sul de Pelotas vence o título geral do 49º JIMP

Encerrou no final da tarde de domingo (17), a 49ª edição dos Jogos Intermunicipais da Primavera (JIMP), em Rosário do Sul. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IF Sul) de Pelotas levou seu bicampeonato consecutivo, vencendo cinco dos nove títulos em disputa. Em segundo lugar geral ficou a escola anfitriã, Plácido de Castro.

Foram cinco dias de competições que englobaram vôlei, futsal, handebol e basquete, nos naipes masculino e feminino, e o futebol de campo masculino. Os jogos ocorreram no Ginásio de Esportes Ervilhão e no Estádio Alcides Gonçalves Pereira “Centenário”, com seis escolas participantes.

O IF Sul de Pelotas conquistou o maior número de troféus de campeão por modalidade e naipes, somando 90 pontos. Já a vice, Escola Estadual de Ensino Médio Plácido de Castro, somou 85 pontos, conquistando três títulos de campeão e três de vice. Em terceiro lugar ficou a Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, de São Gabriel, com 55 pontos.

No domingo (17), ocorreram as finais da maioria das modalidades. O penúltimo jogo foi a final do handebol Feminino, quando o IF Sul superou o Plácido por 13 a 9. A última partida foi a final masculina de futsal, novamente com o Plácido em disputa. Os alunos do professor Eviliano Madruga tiveram paciência para conseguir romper o bloqueio do Instituto Estadual Educacional Elisa Valls, de Uruguaiana, e ganharam o jogo por 1 a 0. O dia foi encerrado com cerimônia de premiação.

O professor Vinícius Costa, do IFSul Pelotas, comentou, em entrevista à Gazeta, sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos para a conquista, já que os jogos ocorreram fora da data prevista devido à greve da educação no estado. “Ganhamos em 2016 e 2017, somos bicampeões. Uma grande alegria para nós e para esses alunos, que merecem toda a felicidade. O único inconveniente foi que precisou mudar a data por causa dos transtornos com a greve, e ficou no final do nosso semestre, mas fizemos ajuste no nosso calendário e conseguimos superar todas as dificuldades”, disse Costa.

A diretora do Plácido de Castro, Juliana Kich, também falou a respeito do sucesso do evento, que em 2018 chegará a meio século de edições. “Os Jogos Intermunicipais da Primavera não podem nunca deixar de acontecer. Este ano, devido a algumas controvérsias com o governo do Estado, tivemos que adiar para o mês de dezembro, mas tivemos sucesso total. A escola sente-se feliz, embora não tenha sido campeã. Tenho certeza que recebemos, juntamente com todos os professores e funcionários, muito bem nossos visitantes”, pontuou.

O JIMP foi organizado pelo Plácido de Castro, com apoio da Secretaria Municipal de Desporto e Turismo (Sedetur).

Resultados 49º JIMP 2017:

Basquete Feminino:

  • Campeão: IF Sul (Pelotas)
  • Vice: Plácido de Castro (Rosário do Sul)

Basquete Masculino:

  • Campeão: XV de Novembro (São Gabriel)
  • Vice: Elisa Valls (Uruguaiana)

Vôlei Feminino:

  • Campeão: IF Sul (Pelotas)
  • Vice: IF Sul (Bagé)

Vôlei Masculino:

  • Campeão: IF Sul (Pelotas)
  • Vice: XV de Novembro (São Gabriel)

Futebol de Campo:

  • Campeão: Plácido de Castro (Rosário do Sul)
  • Vice: Elisa Valls (Uruguaiana)

Handebol Feminino:

  • Campeão: IF Sul (Pelotas)
  • Vice: Plácido de Castro (Rosário do Sul)

Handebol Masculino:

  • Campeão: Plácido de Castro (Rosário do Sul)
  • Vice: XV de Novembro (São Gabriel)

Futsal Feminino:

  • Campeão: IF Sul (Pelotas)
  • Vice: Plácido de Castro (Rosário do Sul)

Futsal Masculino:

  • Campeão: Plácido de Castro (Rosário do Sul)
  • Vice: Elisa Valls (Uruguaiana)

Classificação Geral:

  • Campeão: IF Sul (Pelotas) – 90 pontos
  • Vice: Plácido de Castro (Rosário do Sul) – 85 pts
  • 3º lugar: XV de Novembro (São Gabriel) – 55 pts
  • 4º lugar: Elisa Valls (Uruguaiana) – 40 pts
  • 5º lugar: IF Sul (Bagé) – 15 pts
  • 6º lugar: CIEP Carolina Vazquez (Rosário do Sul) – 5 pts

Evento foi aberto com festa e apresentações

O 49º Jimp teve abertura na noite da última quarta-feira (13), no Ginásio de Esportes Ervilhão. A festa contou com o tradicional desfile dos alunos da Praça Borges de Medeiros até a quadra, além da execução dos hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, e discurso de autoridades civis presentes.

A prefeita Zilase Rossignollo Cunha deu boas vindas aos atletas e parabenizou a organização do evento. Ela destacou também a manifestação de todos durante o hino gaúcho. “Sirvam nossas façanhas, sirvam os jogos de modelo para todo o nosso Rio Grande. Parabéns a Rosário e à nossa Escola Plácido de Castro”, disse.

Na ocasião, a diretora Juliana Kich também deu as boas vindas a todos. “Quero agradecer a todos os professores que fazem tudo para que isto possa ocorrer todo o ano. Quero desejar a todos vocês uma competição sadia, para comemorarmos mais este ano, e que a gente consiga fazer isso com muita paz e muito amor”, assinalou.

Considerado o melhor jogador de handebol do Campeonato Municipal de Jogos de Quadra 2017 e campeão estadual dos JERGS 2016, representando a Escola XV de Novembro, de São Gabriel, o aluno do Plácido de Castro Pedro Henrique Bassan prestou o Juramento do Atleta enquanto que os colegas Miguel Najar e Vitória Fonseca acenderam a Pira Olímpica.

O evento também contou com apresentação da banda do Plácido de Castro e do Centro Sincronia de Patinação Artística. Em sua primeira noite de disputas, teve jogos de handebol feminino, quando o Plácido de Castro bateu o IF Sul de Bagé por 13 a 10; de futsal masculino, no qual o XV de Novembro fez 4 a 1 na Escola Estadual de Ensino Médio Carolina Vazquez, de Rosário do Sul. Por fim, o Plácido de Castro venceu o IF Sul de Pelotas pelo escore de 5 a 2 no futsal masculino.

O primeiro campeão de modalidade foi conhecido na manhã de sexta-feira (15), quando o Plácido conquistou o título no futebol de campo. A escola rosariense venceu o Elisa Walls, de Uruguaiana, pelo placar de 2 a 0.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top