Você Está
Início > Notícias > Cidade > Jornalista rosariense cria canal de música no YouTube

Jornalista rosariense cria canal de música no YouTube

Um canal para quem gosta de garimpar músicas na internet e descobrir as histórias por trás dos sons. 

Essa é a proposta do Garimpo Sonoro, um espaço no YouTube para falar sobre música sem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar.

Foi com a ideia de contar histórias e curiosidades sobre músicas de diversos estilos e épocas que a jornalista Sarah Quines colocou em prática o projeto quando estava de férias em Rosário do Sul na metade de 2021: “os dois primeiros textos do canal, sobre um blues e sobre a violonista Rosinha de Valença foram escritos em agosto do ano passado, no meio da pandemia, quando fiquei alguns dias em Rosário. Aproveitei os dias tranquilos na terrinha e resolvi dar forma a uma ideia antiga da minha cabeça”  – comenta a rosariense, que trabalha há dez anos como jornalista na TV Brasil em São Paulo, agora também com o projeto pessoal no YouTube. 

Leia mais notícias da editoria Geral

Para dar um exemplo da variedade de estilos já abordados no canal, tem vídeos sobre blues, samba, tango, soul music, MPB, folk e rock. Entre os artistas que o Garimpo Sonoro comentou sobre estão os músicos brasileiros Rosinha de Valença, Luiz Bonfá, Noriel Vilela, Sergio Mendes e Tim Maia; o compositor argentino Astor Piazzolla e a cantora jamaicana Phyllis Dillon. O último vídeo publicado traz a história de Mary Osborne, uma guitarrista de jazz pioneira, que morreu há 30 anos. “O que eu busco contar no canal é um pouco das coisas que leio sobre as músicas que gosto de ouvir, e que acho que outras pessoas podem se interessar também. Tem tanto som bom que a gente ainda não conhece e com o canal eu acabo pesquisando na internet e descobrindo muita coisa diferente também.”O Garimpo Sonoro traz vídeos inéditos a cada quinze dias, nas terças-feiras a partir das 20h no YouTube. Com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines. Quem quiser acompanhar, é só acessar youtube.com/garimposonoro e clicar no ícone “inscrever-se”.

Foto em destaque: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top