Você Está
Início > Notícias > Cidade > Leitos UTI Covid devem ser mantidos até o fim do mês em Rosário do Sul

Leitos UTI Covid devem ser mantidos até o fim do mês em Rosário do Sul

A União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro) anunciou a manutenção dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI)destinados à Covid-19 no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA) em Rosário do Sul até o dia 28 de fevereiro. A prorrogação foi oficializada pelo Ministério da Saúde.

A proposição para a medida havia sido encaminhada à Ulfro pelo presidente do Legislativo de Rosário, Rogério Ustra (MDB), e secretário da entidade. Em janeiro, ele tinha se reunido na Câmara de Vereadores com representantes da saúde do município e alguns parlamentares para tratar sobre decisão do Governo Federal que transformaria leitos direcionados às vítimas da pandemia em convencionais a partir desse mês de fevereiro.

Na ocasião, Ustra (MDB) e os demais presentes mostraram preocupação com a decisão do Governo, devido ao aumento de casos de Covid-19 no município. Em Rosário, existem duas UTIs: uma Covid-19, com oito leitos, e outra convencional, com mais oito.

A demanda foi encaminhada ao Ministério da Saúde dia 1º de fevereiro, solicitando a prorrogação dos leitos até 31 de março desse ano. Na sexta-feira passada chegou a resposta, assinada por Jardênia Marçal Rosa, coordenadora geral do MS.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Conforme o ofício, a portaria em questão foi revista e republicada no Diário Oficial da União, sendo alterados o prazo de vigência dos leitos de Covid-19, que ficam mantidos até dia 28 de fevereiro, bem como a possibilidade de autorização de novos leitos desta tipologia até 20 de fevereiro. Além disso, o valor da diária permanecerá em R$ 1.600, com pagamento conforme produção apresentada.

Entenda o caso

Com a Nota Informativa 465/2021 do Ministério da Saúde, de 30 de dezembro de 2021, o Governo Federal havia permitido a transformação de leitos provisórios da Covid-19 em permanentes. O texto argumentava sobre avanços da cobertura vacinal e sobre diminuição acentuada de taxas de ocupação para suprir demanda de 6,5 mil leitos convencionais na Rede de Atenção à Saúde do país.

Conforme o provedor do Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA), Agripino Azambuja, os critérios de distribuição dos leitos seguidos pelo governo incluiriam Rosário do Sul e dois hospitais da região, em Alegrete e Uruguaiana.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top