Você Está
Início > Notícias > Cidade > Médico, compositor e ex-vereador Mário Eleú morre aos 80 anos

Médico, compositor e ex-vereador Mário Eleú morre aos 80 anos

Faleceu na noite deste domingo (30), em Santa Maria, o médico, poeta, compositor e ex-vereador Mário Eleú Mazzine da Silva, aos 80 anos.

Dr. Eleú morou grande parte de sua vida em Rosário do Sul onde atuou como vereador por três legislaturas e foi presidente da Câmara de Vereadores da cidade. O município decretou luto oficial por três dias.

Eleú é autor de clássicos da música gaúcha, como “Orelhano”, interpretado pelo argentino Dante Ramón Ledesma na 5ª Tertúlia Nativista de Santa Maria. Ele também compôs “Trem da Fronteira”, “Brinquedos Guardados” – clássico da 3ª Gauderiada da Canção Gaúcha -, “Silva da Silva”, “Marcela”, “Querência Querida” e  “Provinciano”, em parceria com Mário Barros, interpretada por João de Almeida Neto na 16ª Califórnia da Canção Gaúcha, em 1986, entre tantos outros sucessos.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Além de composições, Eleú tem participações em coletâneas literárias. Suas obras mais recentes são a prosa e poesia “Velho Doutor”  e “Ginete de Ilusões”, ambos expostos na Feira do Livro de Santa Maria em 2021, com sessão de autógrafos do autor.

Nascido em Quaraí em 21 de setembro de 1941, após sua formação em medicina adotou Rosário do Sul para morar. Aqui, exerceu a função de ginecologista e foi um dos idealizadores do primeiro plantão médico 24h no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliador (HCNSA), além da construção do atual prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Eleú (D) recebeu o título de cidadão rosariense, a partir de proposta do vereador Edmundo da Rosa (PTB). Foto: Edmundo da Rosa/Arquivo/Divulgação

Na política, elegeu-se vereador nas três vezes que concorreu ao cargo, todas pelo extinto Partido Frente liberal (PFL), hoje Democratas. Em 1995, foi presidente do Legislativo. Em 2013, já residindo em Santa Maria, ele recebeu o título de “Cidadão Rosariense”, em proposição do vereador Edmundo da Rosa (PTB) pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade. 

Eleú faleceu na noite de domingo, no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. Segundo a família, ele estava realizando tratamento para uma neoplasia metastática há 6 meses. O velório ocorreu das 5h às 11h da manhã no Complexo AM Brum Angelus, em Santa Maria. Logo após, o corpo foi transferido para o Cemitério Jardim da Saudade, em Quaraí, onde será sepultado por volta das 11h desta terça-feira, 1º.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top