Você Está
Início > Notícias > Cidade > Mês de combate: Liga Feminina alerta sobre o câncer de pele

Mês de combate: Liga Feminina alerta sobre o câncer de pele

  • É o tipo mais grave de câncer de pele.
  • Casos por ano: mais de 150 mil (Brasil)
  • O tratamento é feito com auxílio médico
  • Requer um diagnóstico médico
  • Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem

O melanoma ocorre quando as células produtoras dos pigmentos que dão cor à pele tornam-se cancerígenas. Os sintomas podem incluir um novo nódulo anormal ou uma mudança em uma pinta existente. Os melanomas podem ocorrer em qualquer parte do corpo. O tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia, medicamentos ou, em alguns casos, quimioterapia.

Idades afetadas-anos

0-2: Muito raro

3-5: Muito raro

6-13: Muito raro

14-18: Raro

19-40: Comum

41-60: Muito comum

60+: Muito comum

Consulte um médico para receber orientação

Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros.

Sintomas

Requer um diagnóstico médico. Os sintomas podem incluir um novo nódulo anormal ou uma mudança em uma pinta existente. Os melanomas podem ocorrer em qualquer parte do corpo.

Tratamento

O tratamento depende do estágio da doença.

O tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia, medicamentos ou, em alguns casos, quimioterapia.

Preventivo: Filtro solar: Protege contra os raios UV solares, que podem danificar a pele ao longo do tempo.

Procedimento médico: Radioterapia: Tratamento que utiliza raios-X e outros raios de alta energia para matar as células anormais. Cirurgia de Mohs: Remoção cirúrgica do câncer de pele, uma camada de cada vez, até restar apenas o tecido saudável. Cirurgia Transplante de pele: Remoção cirúrgica de pele de uma parte do corpo e seu transplante para outra parte, como, por exemplo, para o tratamento de uma ferida ou queimadura grave. Excisão local ampla: Remoção cirúrgica de uma pequena área de tecido canceroso ou pré-canceroso, juntamente com uma margem de tecido normal.

Medicamento Antiviral: Reduz a capacidade dos vírus de se replicar. Quimioterapia: Mata as células que estão crescendo ou se multiplicando muito rapidamente.

Imunoterapia: Reduz ou altera a resposta imunológica normal para tratar doenças, principalmente o câncer.

Especialistas: Cirurgião plástico: Reconstrói partes do corpo com problemas, feridas ou ausentes. Cirurgião: Realiza cirurgias para tratar doenças. Oncologista: Especialista em câncer. Dermatologista: Trata doenças da pele, unhas e cabelo.

Prevenção

Como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido, evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos, uma vez que o maior fator de risco para o seu surgimento é a sensibilidade ao sol (queimadura pelo sol e não bronzeamento). Mesmo em outros períodos recomenda-se a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou superior.

Apoiadores: Academia e Estúdio de Pilates Bem Estar, Casa

Lotérica Modelo e Escritório Silveira Ribeiro Advogados

Foto: Imagem Ilustrativa

Deixe uma resposta

Top