Você Está
Início > Notícias > Cidade > Miss Drag Queen Rio Grande do Sul realiza 15ª edição em Rosário do Sul

Miss Drag Queen Rio Grande do Sul realiza 15ª edição em Rosário do Sul

Ser drag queen “é ser feliz com você mesmo, independentemente do que as pessoas vão falar. Não é que eu queira ser mulher, não! Eu quero passar pras pessoas a felicidade de poder ser aquilo que eu quero diante de uma sociedade”, conta a drag queen Rayssa Burtner. Uma das formas de apresentar e valorizar os talentos das transformistas são os concursos artísticos. Em Rosário do Sul, há 15 anos, acontece o Miss Drag Queen Rio Grande do Sul. O concurso foi realizado no sábado (17) e reuniu cerca de 220 pessoas no clube Campestre.

O evento começou como um expoente artístico do Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena, cresceu e, hoje, possui sua marca e espaço no Estado. Na 15ª edição, o Miss Drag RS contou com a participação de oito concorrentes e mais de 20 cidades prestigiando.

O drag queen está associado ao trabalho artístico, onde se tem uma elaboração de uma personagem performática de uma elaboração extravagante, caricata e luxuosa também. Através da montagem, os performistas transformam seus corpos.

Organizadores celebraram os 15 anos de evento. Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Segundo um dos organizadores, Everton Corrêa, a importância desse tipo de ação começa com a valorização artística e passa pelas análises socioculturais e defesa do movimento LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais). Ele explica que o concurso começa com um seminário regional, realizado desde 2013.

O V Seminário Regional, realizado na sexta-feira (16), teve como tema “Educação e o respeito à diversidade”. Painelistas abordam a temática para representantes de 17 cidades do estado. O ingresso era um quilo de alimento não perecível ou um agasalho. Os donativos serão entregues para a Campanha do Agasalho local.

Já no sábado, as concorrentes se reuniram com os cinco jurados e realizaram a primeira etapa do concurso: a entrevista individual. Durante a noite, foi realizado um jantar alusivo aos 15 anos do Miss Drag RS, com apresentação de Rhaissa Monthanhyer. Na sequência, as oito concorrentes apresentaram suas performances, adquirindo assim a 2ª nota. Após, os jurados escolheram as quatro finalistas. Cada uma delas respondeu um questionamento do júri – conquistando a última nota.

Para o outro idealizador do concurso, Ciro Oliveira, a preparação das concorrentes é notória a cada edição. “A cada ano é uma surpresa. As candidatas se aprimoram. O concurso tem se definido nos detalhes”, avalia. Oliveira ainda destaca a receptividade e participação da comunidade rosariense.

Conheça as vencedoras:

  • Miss Rio Grande do Sul – Stefany Straws (Porto Alegre)
  • 1° Vice Miss Rio Grande do Sul – Lara Kindell (São Gabriel)
  • 2° Vice Miss Rio Grande Do Sul – Magenta Cianureto (Itaara)
  • Miss Simpatia Rio Grande Sul – LoLli Flop (Quaraí)
Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top